O projeto Construindo Pontes de Saberes esteve na Escola Albertina Moreira, na Folha 06, e reuniu familiares de alunos com deficiência, que são atendidos em Salas de Recurso da rede municipal de ensino. O objetivo foi fortalecer a relação das famílias com a equipe multiprofissional do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed).
Karine Costa, fonoaudióloga da equipe multiprofissional explica que esse momento é importante porque promove a troca de experiências entre a equipe e os familiares, ajudando no desenvolvimento das crianças atendidas
“O projeto visa criar um momento de escuta, de acolhimento, trazendo informações sobre os direitos desse aluno, assim como também estratégias que essas famílias podem utilizar no ambiente familiar para favorecer o desenvolvimento deles em qualquer espaço, seja no ambiente educacional, seja nos ambientes sociais, qualquer ambiente que a criança com deficiência possa frequentar”, explica.
Neste semestre, são 90 famílias atendidas pelo projeto. Além da Escola Albertina Moreira, também são polos as Escolas José Alves de Carvalho, no bairro Independência, e Pedro Peres, em Morada Nova. As escolas polo recebem alunos de escolas do entorno nas salas de recursos.
No semestre passado, o projeto esteve nas Escolas Walquise Viana, no núcleo São Félix, Ida Valmont, no bairro Novo Horizonte, onde foram atendidas 50 famílias.
A psicopedagoga e neuroeducadora da equipe multiprofissional, Helonai Pinheiro, destaca que o projeto é articulado para atender as necessidades dos familiares dos alunos no que diz respeito ao desenvolvimento de cada criança atendida.
“A equipe vem com esse suporte colaborativo, orientando, fortalecendo e com o objetivo maior, que é a inclusãoe e transformar a vida das crianças. A importância desse projeto, que ecoa em mim e, tenho certeza, em toda a equipe, em todo o departamento, porque somos incansáveis em pensar possibilidades, é a efetiva equidade, considerando a inclusão”, reforça.
Entre os participantes, estavam Estefanny Guedes, mãe do Heitor, de 7 anos, que faz acompanhamento na sala de recurso.
“A importância do projeto para mim é ter o olhar mais atencioso, carinhoso, com as crianças que precisam de atenção. Tem muita criança que não tem terapia, que não tem um olhar mais caprichoso. Então, é importante vir pessoas de fora para buscar e olhar cada mãe, cada criança. Que a gente precisa muito desse olhar”, avalia.
O mesmo sentimento é compartilhado por Lívia Rayssa, mãe do Heitor Gabriel, também de 7 anos. “Acho muito importante porque a coisa que a gente mais precisa é desse acolhimento. Muitas mães precisam, necessitam, tanto mentalmente, quanto fisicamente. Gostei muito. Espero muita coisa, tanto como educar. Todo dia é um aprendizado”, destaca.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
The post Semed: Projeto Construindo Pontes de Saberes aproxima familiares de alunos atendidos em salas de recursos appeared first on Prefeitura de Marabá .
Mín. 23° Máx. 35°