O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), convoca a população para participar da campanha de doação de sangue. O objetivo é abastecer os estoques da Hemorrede Tocantins, que, nesta sexta-feira, 17, encontram-se em situação crítica, comprometendo o atendimento aos hospitais públicos e privados de todo o estado.
“Os estoques de sangue estão em níveis muito baixos, o que nos causa grande preocupação. É urgente que pessoas de todos os tipos sanguíneos compareçam às unidades da Hemorrede Tocantins para realizar a doação. Doar sangue é um ato de solidariedade e cuidado com o próximo. Cada doação faz a diferença, e a contribuição de todos é fundamental para salvar vidas”, ressaltou a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes.
Doação
Para ser doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg e não estar em jejum. Recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h e estar bem alimentado. Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos. Jovens com 16 e 17 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais, além de documento de identidade original do responsável.
Os doadores podem comparecer a qualquer unidade da Hemorrede Tocantins, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h. Para dúvidas ou mais informações, basta ligar para o telefone 0800 000 4626.
Horários de funcionamento das unidades de coleta
As unidades da Hemorrede Tocantins funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h30, exceto a Unidade de Coleta de Palmas, Anexo Hospital Geral de Palmas, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Os locais de atendimento são: Hemocentro Coordenador de Palmas, Hemocentro Regional de Araguaína, Núcleo de Hemoterapia de Gurupi, Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional e Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis.
Mín. 25° Máx. 35°