A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu compromisso com a inclusão social e a acessibilidade durante a Festa das Crianças, realizada no Parque da Cidade, no último final de semana. Todas as ações do evento foram planejadas para garantir que as crianças, incluindo aquelas com deficiência, pudessem participar plenamente das atividades, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo para famílias de todas as condições.
A iniciativa faz parte da política municipal de inclusão e demonstra a preocupação da administração em promover eventos acessíveis e que valorizem a diversidade da comunidade. Entre as medidas implementadas pela Prefeitura durante o evento, houve a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante os shows e a criação de um espaço exclusivo e adaptado para o público com deficiência (PcD), com visibilidade para o palco principal.
"Durante o show nacional do Mundo Bita, por exemplo, o público conferiu a atração de uma área exclusiva desenvolvida pela Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) que montou uma estrutura especialmente para acolher crianças com deficiência e crianças neurodivergentes, proporcionando conforto, segurança e participação equitativa", disse a secretária-adjunta da Semias, Tércia Marília.
VALORIZANDO A DIVERSIDADE
“Eu, como mãe atípica, fico muito feliz em saber que a Prefeitura pensou em cada detalhe desta festa maravilhosa. Esse local representa muito mais que um espaço PcD, representa o respeito que o prefeito Léo Moraes tem pelos nossos filhos. Por isso, mesmo sabendo que a festa estaria lotada, eu fiz questão de trazê-la porque sabia que teria um espaço maravilhoso como este”, disse a mãe.
Para Kelly Melo, que é mãe do Joaquim, de 19 anos, o espaço foi pensado com carinho e estrutura adequada, e, principalmente, deu a tranquilidade para aproveitar o evento sem preocupações. Ainda segundo a mãe, o filho pôde interagir e se sentir parte da festa, algo que nem sempre é fácil em ambientes grandes e cheios.
“Meu filho, Joaquim, nasceu com má formação na coluna, por isso é necessário a utilização dessa cadeira diferenciada para a locomoção dele. Se não fosse esse espaço pensado pela Prefeitura, certamente não teríamos como assistir ao show e, muito menos, chegar no evento. Nós estamos felizes com esta iniciativa e espero que continue daqui para frente, pois nossos filhos também merecem se divertir”, concluiu a mãe.
DIGNIDADE E RESPEITO
A Prefeitura também pensou em outros momentos com acessibilidade, por exemplo, a Carreta Maria Furacão teve espaços específicos para as crianças com deficiências e neurodivergências em todas as sessões, os brinquedos disponíveis a todas as crianças de forma gratuita, tiveram filas preferenciais para as crianças.
Segundo o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, a presença do intérprete de Libras foi fundamental para a comunicação, facilitando muito a experiência do público e fazendo com que se sentissem valorizados e incluídos e demonstrando sensibilidade e compromisso com a inclusão.
“Essa é uma gestão que tem responsabilidade e compromisso com a população. Garantir acessibilidade, espaços adaptados e serviços como intérpretes de Libras não é apenas uma questão de cumprimento de leis, mas um compromisso com a dignidade, o respeito e o desenvolvimento social da nossa comunidade. Vamos seguir trabalhando para que cada evento realizado pela Prefeitura seja um espaço de alegria, aprendizado e inclusão para todas as famílias”, finaliza o prefeito.
Texto:André Oliveira
Fotos:José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Mín. 23° Máx. 35°