Gestantes de alto risco recebem cuidados humanizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
Internada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, devido à diabetes gestacional, Raíssa Rosa recebe acompanhamento especializado de n...
09/10/2025 às 06h25
Por: Adão GomesFonte: Secom Rondônia
Compartilhe:
A unidade atende gestantes com quadro de alto risco, como diabete gestacional, realizando o acompanhamento durante a gravidez
Internada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, devido à diabetes gestacional, Raíssa Rosa recebe acompanhamento especializado de nutricionista, ginecologista e obstetra. “Estou seguindo uma dieta específica, orientada pela equipe de nutrição. Tudo está bem equilibrado e controlado para manter meus níveis de glicose dentro dos limites. Vou permanecer aqui até minha filha nascer. O ambiente é acolhedor, com profissionais atenciosos. Não tenho do que reclamar”, relata a paciente.
Assim como Raíssa, muitas mulheres enfrentam gestações delicadas que exigem cuidados especializados. Para garantir o suporte necessário, o governo de Rondônia, por meio da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, realizou cerca de 1.500 partos entre janeiro e julho deste ano. O hospital oferece atendimento multidisciplinar às gestantes e aos recém-nascidos, consolidando-se como um dos principais centros de referência para casos de gravidez de alto risco no estado.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, cada mãe merece ser cuidada, cada bebê merece nascer com dignidade. Por isso o governo do estado oferece todo o suporte necessário, durante o tempo que for preciso, até a alta completa.
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Toda gestante inicia o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde, por meio do pré-natal. Caso seja identificada uma gravidez de risco, ela é encaminhada para avaliação com especialistas conforme o quadro clínico. Se necessário, o atendimento é transferido para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, onde a paciente permanece sob cuidados especializados até a alta médica.
A unidade oferece assistência multidisciplinar com profissionais de nutrição, pediatria, obstetrícia, ginecologia, psicologia, psiquiatria, neurologia, reumatologia e serviço social. Quando há necessidade de outras especialidades, como ortopedia, é feito um parecer médico e o encaminhamento para o atendimento é realizado dentro da própria estrutura hospitalar.
Fonte Texto: Lara Lívia Fotos: Daiane Mendonça, Pablo Belo e Esio Mendes Secom - Governo de Rondônia
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.