Uma situação envolvendo a presença de morcegos nas dependências da Escola Municipal do Caravágio, no distrito de Caravágio, mobilizou vereadores a pedirem providências urgentes à Prefeitura. A Indicação nº 1079/2025, de autoria dos parlamentares presidente Rodrigo Matterazzi (Republicanos) e Emerson Farias (PL), solicita o manejo imediato dos animais, citando risco iminente à saúde e ao bem-estar da comunidade escolar.
De acordo com os vereadores, a presença dos morcegos em áreas frequentadas por crianças e em espaços de prática esportiva representa um perigo devido aos potenciais vetores de doenças que esses animais podem carregar. O documento também menciona o desconforto e a insalubridade causados pelos dejetos dos animais.
A indicação ressalta, no entanto, que o manejo deve ser realizado por profissionais qualificados, seguindo a legislação ambiental que protege a fauna silvestre. "A simples remoção sem as devidas precauções e vedação dos acessos pode resultar no retorno dos animais ou na sua migração para outras áreas, perpetuando o problema", informou Matterazzi.
Entre os riscos específicos à saúde, os parlamentares citam a prevenção de zoonoses como a raiva e a histoplasmose, uma infecção respiratória causada por fungos que podem se desenvolver em fezes de morcegos.
Mín. 25° Máx. 35°