A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou nesta terça-feira (15) o Projeto de Lei nº 05/2025, de autoria do Executivo, que autoriza a Prefeitura a contratar uma nova operação de crédito. A medida proposta pelo prefeito Léo Moraes tem como objetivo financiar um amplo conjunto de obras e intervenções nas áreas de infraestrutura urbana, saúde pública, educação e saneamento básico. A proposta recebeu apoio da maioria dos vereadores e marca mais um passo da atual gestão na ampliação dos investimentos estruturais na capital. Dos 23 vereadores, 20 foram favoráveis.
A mensagem oficial à Câmara enviada pelo prefeito explica que os recursos obtidos serão aplicados em despesas como: pavimentação e requalificação de vias públicas, melhorias na iluminação e drenagem urbana, construção e reforma de escolas e creches, além da modernização das unidades de saúde e aquisição de equipamentos hospitalares. Também estão previstos investimentos para ampliar a rede de esgoto, construir novas unidades básicas de saúde e garantir maior cobertura dos serviços de coleta e tratamento de resíduos.
O projeto aprovado complementa outra linha de crédito de R$ 300 milhões já autorizada no início do ano, também voltada para investimentos em áreas estratégicas. Juntas, as duas iniciativas somam quase R$ 500 milhões em recursos contratados com foco na transformação urbana da capital. As ações incluem ainda a construção de novas creches, instalação de laboratórios de informática, reformas de unidades escolares, ampliação de UBSs e modernização da estrutura pública.
PRÓXIMAS ETAPAS
“Temos buscado consolidar uma agenda de investimentos que deixe legado permanente em Porto Velho. A aposta em crédito responsável, voltado para obras com impacto direto na qualidade de vida da população, faz parte da estratégia para atender demandas históricas da Capital e preparar a cidade para o futuro”, falou Léo Moraes.
Texto:Secom
Fotos:Leandro Morais
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Mín. 25° Máx. 34°