Os reencontros dos estudantes costumam ser animados na volta às aulas. É o momento de rever colegas e retomar a rotina de estudos, após um período de descanso. O ano letivo em Belém foi alterado em razão da COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), por isso, nesta segunda-feira (14), cerca de 168 mil estudantes da rede estadual retornaram às escolas na Região Metropolitana de Belém (RMB). Nos demais municípios paraenses, o período de férias termina normalmente no próximo dia 30 de julho.
Por causa da COP 30, as férias escolares, tanto na rede pública quanto na privada, em Belém e nos municípios já citados ,foram divididas em dois períodos: o primeiro de 30 de junho a 13 de julho, e o segundo de 5 a 21 de novembro, este último coincidindo com a realização da COP30, em Belém, em novembro deste ano.
Na Escola Estadual Augusto Montenegro, no bairro do Telégrafo, em Belém, o estudante Arlindo Nascimento, do 7º ano do Ensino Fundamental, conta que as férias foram ótimas e voltar à rotina na escola também é bom. “Gostei das férias e também dessa quebra de padrão em retornar agora. Está sendo diferente e é bom mudar. Para mim, tudo o que já tem aqui na escola é bom, a convivência com meus colegas, com todos da turma, professores, e eu quero que esse segundo semestre continue assim”, disse.
Já na Escola Estadual Vera Simplício, também no bairro do Telégrafo, o professor Jorge Vieira destaca que a comunidade escolar chega com foco e determinação para este segundo semestre letivo. “Retornamos de férias atípicas e estamos prontos para o segundo semestre, aptos e focados na nossa prova Saeb, determinados a alcançar muito mais do que o nosso próprio objetivo, porque nossos alunos têm potencial, a escola tem qualidade, tem recursos e nós estamos aqui para isso, para fazer a diferença e fazer cada vez melhor”, frisou o educador.
Em Ananindeua, estudantes da Escola Estadual Professora Isabel Amazonas, no bairro do Distrito Industrial, chegaram cheios de expectativa. “Minha expectativa para esse segundo semestre é boa. Nós queremos alcançar bons resultados nas provas e espero que a gente consiga cumprir todas as nossas metas para este ano. Estamos nos dedicando para isso”, afirmou a estudante do 7º ano do ensino fundamental, Jhoranna Avelar.
“Nesta manhã reiniciamos as nossas atividades educativas e as expectativas são as melhores possíveis para esse segundo semestre. Já demos continuidade à preparação para a prova do Saeb que vai acontecer em outubro, a COP 30 está aí na porta também. Então a nossa expectativa para o semestre é grande, pelo número de atividades que nós temos e estamos todos com o mesmo objetivo”, comentou a diretora Sandra Prado da Escola Estadual Professora Isabel Amazonas.
Segundo período de férias -O segundo período de férias da rede estadual em Belém, Ananindeua e Marituba acontecerá entre os dias 5 e 21 de novembro. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) destaca que o calendário escolar de 2025 se encerrará no dia 18 de dezembro para todos os quase 500 mil estudantes da rede pública paraense.
Mín. 23° Máx. 33°