O governo do Estado reforça sua presença no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). Equipes da Polícia Civil deram continuidade à Operação Muralha - fase Verdejantes na manhã deste sábado (26). Condutores de carros e motocicletas foram abordados pelos policiais, em verificação de possíveis veículos roubados ou furtados no bairro.
“Nossas equipes retornaram hoje para continuar os trabalhos iniciados ontem e reafirmar a presença do governo do Estado, reforçando a segurança pública no bairro. Na ação de hoje, coordenada pela Diretoria de Polícia Especializada (DPE), o foco foi coibir a atuação de uma facção criminosa que, recentemente, ateou fogo em dois ônibus”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly.
O enfrentamento sistemático ao crime organizado ocorre no local identificado como ponto estratégico de atuação dos criminosos. Na manhã de sexta-feira (25), câmeras utilizadas por faccionados no monitoramento de ruas do bairro foram apreendidas e apresentadas à autoridade policial da Delegacia do Conjunto Júlia Seffer, às proximidades.
Apoio tático- Abordagens e incursões táticas foram realizadas durante a ação integrada da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC), unidade vinculada à DPE, e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). Houve ainda o apoio tático da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (Cime), vinculada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), para localizar e prender foragidos do sistema prisional que estejam agindo sob o comando de organizações criminosas.
“Foram levantadas estratégias de monitoramento da área. Ontem ocorreu a presença das unidades da Diretoria de Polícia Metropolitana. Para hoje, ficou definida a atuação das unidades vinculadas à Diretoria de Polícia Especializada, principalmente da DRFC, que atua especificamente no combate às facções criminosas”, pontuou o delegado Evandro Araújo, diretor da DPE.
Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFRVA), da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) e da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) também participaram, dando apoio técnico e operacional.
“A Operação Muralha - fase Verdejantes reforça o compromisso do governo do Estado e da Polícia Civil do Pará com a segurança da população paraense. Nos próximos dias acontecerão outras ações de equipes da PCPA para garantir o bem-estar dos cidadãos e o combate direto ao crime organizado”, adiantou o delegado Raimundo Benassuly.
Mín. 23° Máx. 29°