Em celebração ao segundo ano de atuação, a Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) promoveu, na manhã deste sábado (26), um mutirão de cidadania e saúde. A iniciativa, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), ofereceu serviços essenciais para mais de 800 pessoas, que receberam atendimentos gratuitos.
Entre os serviços disponíveis, a população teve acesso à regularização de documentos e cuidados com a saúde. A DPE, por meio do Programa "Balcão de Direitos", atendeu 678 pessoas, que conseguiram de orientação jurídica à consulta processual e emissão de título de eleitor.
Assessor da Seirdh, Eduardo Iori Miranda destacou a importância de idealizar esta ação em celebração ao aniversário da Secretaria. "Este serviço, ao lado dos nossos parceiros, é uma forma de ofertar, além de comemorar esta data emblemática, com a população, oferecendo todo acompanhamento necessário para quem mais precisa na cidade de Belém", disse Eduardo Miranda.
"Essas ações são fundamentais, porque a questão documental, principalmente, é essencial para qualquer cidadão, desde atualização em serviços em bancos, escolas e até em hospitais para conseguir leitos. Todo final de semana nós realizamos esses eventos, para tentar diminuir essa demanda e poder auxiliar a população", informou o coordenador do "Balcão de Direitos", Luiz Farias.
Atendimento- A Sespa e a Sesma ofereceram acompanhamento médico, distribuição de kits bucais, testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atendimento psicológico, vacinação contra Tétano, Febre Amarela e vacina tríplice viral, que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, entre outros serviços.
"Estamos trabalhando com a imunização, que é extremamente importante neste momento pré-COP (conferência mundial sobre mudanças climáticas). Muitas pessoas vão chegar e precisamos deste reforço. Diariamente, fazemos imunização em empresas, hospitais e pontos turísticos para garantir a saúde da população paraense", explicou a coordenadora do Programa de imunizações, Cleise Soares.
"Esses serviços são levados, semanalmente, a todos os bairros da capital, além de outros municípios do Estado, incluindo comunidades quilombolas e territórios indígenas. O Governo do Pará realiza estas ações, que são extremamente importantes para estar perto de quem, muitas vezes, não tem acesso a estes serviços. Nós estamos nos quatro cantos do Estado oferecendo atendimentos a toda a população do Pará", complementou Conceição Cruz, odontóloga e representante da Sespa.
Mín. 23° Máx. 27°