Nesta segunda-feira (21), uma ação de fiscalização dos agentes que atuam na Base Integrada Fluvial Candiru, vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com as Polícias Militar e Civil, teve êxito na apreensão de 117 kg de drogas do tipo skunk e na prisão de dois homens responsáveis pela carga. O flagrante ocorreu em duas carretas transportadas na balsa E/M “Nathalia Guedes”, que navegava no Rio Amazonas, com origem de Manaus e destino a Santarém, oeste paraense.
Flagrante - Durante a inspeção de rotina na embarcação e nos veículos transportados, com o auxílio da Cadela farejadora Isis, foram localizados 110 tabletes de skunk totalizando 117,8 kg distribuídos em caixas de papelão dentro de duas carretas. Diante dos fatos, os responsáveis pelos dois veículos onde os entorpecentes estavam, foram autuados em flagrante e conduzidos, junto ao material apreendido, para procedimento cabíveis junto a Polícia Civil que atua na Base Candiru.
Após todos os procedimentos, os presos ficarão à disposição da justiça; o material apreendido será periciado e as investigações prosseguem para identificar outros envolvidos na prática criminosa.
"O resultado dessas apreensões vai muito além dos números. Cada carga interceptada representa um duro golpe nas finanças do crime organizado, reduz o abastecimento no comércio ilegal e o crescimento do narcotráfico. Além disso, reforça a presença do Estado nas hidrovias com o combate a outros crimes associados, como o contrabando de armas e também crimes ambientais", afirmou Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
"Hoje, mais uma vez, tivemos uma apreensão significativa na rota do Rio Amazonas, onde estamos com a Base Fluvial Candiru, sendo a quinta realizada em abril somente pela equipe da Base em conjunto com agentes da PM e PC do município de Óbidos, reiterando que estamos investigando minuciosamente e fiscalizando, para que os ilícitos sejam combatidos, o tráfico de drogas e as organizações criminosas sejam desarticulados e consequentemente outros crimes também alcancem reduções em nosso estado", complementou o secretário.
Apreensões de drogas
Desde o início do mês de abril, às ações diretas da Base Candiru, resultaram na apreensão de mais de 327,8kg de drogas em cinco apreensões, contabilizado a de hoje (21). Além da contribuição dos agentes da Base Candiru na apreensão de 2 toneladas de drogas e na prisão de 10 homens em uma balsa no município de Santarém, após trabalho investigativo e diligências da Polícia Civil.
Além das apreensões de drogas, também foram realizadas prisões por tráfico e cumprimento de mandados judiciais durante as fiscalizações diárias realizadas nas embarcações que tem como rota o Rio Amazonas.
Segundo o coronel PM José Vilhena, diretor do Grupamento Fluvial, o combate ao tráfico de drogas realizado pela Base Fluvial ‘Candiru’ que, desde sua entrega, em setembro do ano passado, promove diversas apreensões, é fundamental para a desarticulação de grupos criminosos. “A estratégia de combate aos crimes de contrabando, narcotráfico e outros delitos nos rios do Pará se intensificou desde a instalação das bases fluviais. As forças de segurança, de forma integrada, têm trabalhado arduamente para desmobilizar estes transportes e causar prejuízo ao crime organizado”, explicou.
Mín. 23° Máx. 32°