Foto: Elon Rodrigues /PC-AM.
Neste 21 de abril, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) celebra o Dia do Policial Civil, homenageando os profissionais que atuam de forma incisiva na elucidação de crimes e que buscam constantemente oferecer respostas à população. A instituição é reconhecida pelo seu compromisso com a sociedade, assegurando que os delitos sejam investigados com seriedade, transparência e responsabilidade.
O papel do policial civil é essencial, pois ele é o responsável direto pela investigação e apuração das infrações penais, sendo um dos pilares fundamentais para a manutenção da segurança pública e da justiça. Com um trabalho técnico e dedicado, a Polícia Civil contribui para a construção de uma sociedade mais segura, justa e em conformidade com a lei.
A delegada Andrea Nascimento, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), ressalta a importância e a relevância da função do delegado de polícia — profissional responsável por liderar equipes, conduzir investigações, tomar decisões estratégicas e garantir que a justiça siga seu curso com firmeza, ética e respeito à legalidade. O delegado é, muitas vezes, o primeiro garantidor da justiça e da ordem.
Foto: Elon Rodrigues/PC-AM.
“Nossa atuação direta na condução de inquéritos policiais impacta diretamente a segurança pública, ao identificar autores de crimes, prevenir novas infrações e assegurar que os responsáveis sejam levados à justiça. Isso deve ocorrer sem conflitos entre a investigação e o sistema judiciário, o que exige não apenas conhecimento jurídico, mas também empatia, sensibilidade e comprometimento com a segurança da população”, completou.
A delegada destacou ainda que, para ela, ser delegada de polícia vai muito além de exercer um cargo: é uma verdadeira missão de vida. É estar na linha de frente da Justiça, garantindo que a lei seja cumprida com responsabilidade, ética e sensibilidade. É ser a primeira a acolher, a ouvir e a agir diante da dor e da violência, que infelizmente ainda fazem parte da realidade de muitas pessoas.
“Assumir esse papel é compreender que cada decisão pode mudar destinos. É liderar com coragem, proteger a sociedade, buscar a verdade dos fatos e agir com firmeza mesmo diante das situações mais complexas. Mais do que conduzir inquéritos, é representar a confiança da população em um sistema justo, eficaz e transparente”, concluiu.
Mín. 22° Máx. 32°