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Com projeto Turismo na Estrada, Governo do Tocantins capacita gestores municipais sobre ferramentas tecnológicas e estratégias de marketing

Ação abrangeu oito municípios para impulsionar o setor turístico na região das Serras e Lago

14/04/2025 às 08h01
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Tocantins
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Participantes do treinamento e a equipe da Setur comemoram mais uma etapa do projeto - Foto: Setur/Governo do Tocantins
Participantes do treinamento e a equipe da Setur comemoram mais uma etapa do projeto - Foto: Setur/Governo do Tocantins

Com foco na temporada de praia, na organização e no uso da tecnologia, oGoverno do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou mais uma edição do projetoTurismo na Estrada,nos dias 10 e 11 de abril, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Porto Nacional. A ação reuniu gestores de oito municípios para impulsionar o setor turístico na região das Serras e Lago.

O principal objetivo do projeto é levar aos gestores municipais as políticas públicas do Governo do Tocantins e do Ministério do Turismo (MTur), contribuindo para o fortalecimento do turismo em todo o território do Tocantins e auxiliando no processo de planejamento e ordenamento territorial.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, destaca que o projetoTurismo na Estradareforça o compromisso do Governo do Tocantins em promover o desenvolvimento econômico e social, por meio da capacitação dos gestores municipais e da implementação de ferramentas tecnológicas e estratégias de marketing inovadoras.

Ferramentas para o turismo

No segundo dia de evento, a equipe técnica da Setur apresentou ferramentas essenciais para o desenvolvimento do turismo local: a Inventariação Turísticae a Plataforma Integrada de Turismo (PIT). “A inventariação é um levantamento completo da oferta turística, abrangendo desde os atrativos naturais até a infraestrutura de serviços”, explicou a técnica da Setur, Graziela Cortez.

Também técnica da Setur, Tânia Márcia, ressaltou a importância da organização municipal para o sucesso do turismo. “A PIT surge como uma solução para essa organização, oferecendo informações detalhadas sobre serviços como guias, hospedagens, restaurantes e infraestrutura de apoio, além dos próprios atrativos turísticos", pontuou.

A PIT é uma ferramenta on-line que visa organizar e promover o turismo local. Entre suas funcionalidades, destacam-se a organização da oferta turística, permitindo cadastrar e atualizar informações sobre serviços e atrativos; geração de relatórios que facilitam a análise de dados e o planejamento estratégico; integração com o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), conectando prestadores de serviços turísticos ao cadastro nacional; promoção do destino, já que o site permite divulgar os atrativos e serviços para um público mais amplo.

A atualização anual dos dados na plataforma é uma exigência para a participação no Mapa do Turismo, uma política nacional que destina recursos federais para o setor.

O chefe da assessoria de comunicação da Setur, Henrique Lopes, abordou as estratégias de divulgação do turismo e evidenciou o potencial das redes sociais como ferramentas de baixo custo. Na ocasião, o servidor apresentou os perfis da Setur e do Descubra Tocantins no Instagram e ressaltou a importância de humanizar a comunicação, mostrando experiências reais e histórias por trás das imagens.

Temporada de praia

O gerente de Produtos Turísticos da Setur, Eduardo Vale, apresentou o diagnóstico da Temporada de Praia, um levantamento dos impactos positivos e negativos da atividade turística nas praias do Tocantins. Ele enfatizou a importância do ordenamento e da fiscalização da infraestrutura de apoio, dos serviços e da segurança dos turistas.

Repercussão positiva

Os gestores municipais que participaram do evento destacaram a importância do conhecimento adquirido e a relevância da união entre o governo e os municípios para o desenvolvimento do turismo local.

O secretário de Turismo de Tocantínia, Adriano Ferreira Rios, declarou que a oferta de informações nestes dois dias foi de grande importância para cada município. "Nós vamos levar bastante experiência”, concluiu.

"A Setur tem um olhar incrível para diagnosticar os municípios que estão em ascendência no turismo", salientou a diretora de Turismo e Cultura de Porto Nacional, Ângela Dantas.

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