A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Manutenção, avança com manutenção predial em pelo menos 60 escolas das zonas urbana e rural de Rio Branco. Nesta quarta-feira, dia 2, uma equipe realizou uma visita técnica à Escola Jovem Boa União, localizada no bairro de mesmo nome, na região da Baixada da Sobral.
A visita foi coordenada pela arquiteta Maisa Mota e pelo mestre-de-obras Sebastião Ferreira dos Santos. Eles estavam acompanhados da gestora da unidade, a professora Samyle Vieira, que destacou a importância dos serviços de manutenção que estão sendo realizados.
Entre as escolas que passam por manutenção predial em Rio Branco estão, além da Boa União, a governador José Augusto, o Instituto de Educação Lourenço Filho (IELF), a Serafim Salgado, a Salgado Filho, Alcimar Leitão, Marilda Gouveia, além das rurais Major João Câncio, Ruy Azevedo e Dalva de Oliveira.
Os principais serviços de manutenção que são realizados nas escolas são pinturas, remoção de esquadrias como portas e janelas, troca do piso da entrada, revitalização das calçadas e das canaletas de drenagem, além da cobertura. Na Boa União, um importante serviço está sendo realizado na quadra, com a troca das traves e a demarcação do piso.
A professora Samyle Vieira ressaltou que as intervenções estão sendo “exitosas” e que trarão muitas melhorias para a comunidade escolar. “Esses serviços irão melhorar as salas de aula, a cantina, os laboratórios, o pátio, o refeitório, e vamos ganhar também um escovódromo, que os alunos estavam pedindo”, disse.
Ainda de acordo com o mestre-de-obras, também estão sendo realizados serviços de drenagem, porque, quando chove, alaga parte da escola, sem falar na base da cisterna, que está sendo refeita. “Esta é antiga, mas vamos colocar duas caixas d’água de 5 mil litros”, explicou.
A geração de emprego e renda é outro ponto importante nas manutenções prediais. Jonas Vieira da Silva é um desses trabalhadores e diz que ter a oportunidade de trabalhar na escola é “maravilhoso”. “Quando terminar aqui já temos outra escola para trabalhar”, disse.
“No que diz respeito ao emprego, procuramos sempre ajudar as famílias, gerando renda na própria comunidade e nos municípios, sugerindo que as empresas contratem mão-de-obra local, fazendo o dinheiro circular no próprio município”, explica Sebastião Ferreira.
The post Educação avança com manutenção predial em escolas urbanas e rurais de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 22° Máx. 28°