Em alta no setor educacional por acelerar a inserção do estudante no mercado de trabalho, com vantagens salariais, o ensino técnico é uma oportunidade de crescimento tanto para quem busca o primeiro emprego quanto para o trabalhador que planeja mudar de profissão, inclusive, com foco no empreendedorismo. Para quem quer trilhar a carreira por esse caminho, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com matrículas abertas para cursos em diferentes áreas até o dia 11 de abril, na sede da Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep, em Porto Velho. Todas as informações do certame estão disponibilizadas no edital https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2025/04/Chamada-Publica-Vagas-Cursos-Tecnicos.pdf
MATRÍCULAS
Pode se inscrever quem está cursando ou concluiu o ensino médio. O candidato deve apresentar no ato da matrícula os seguintes documentos com cópias:
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salienta que a oferta de mais vagas para cursos técnicos é uma ação que visa expandir a qualificação da mão de obra no estado, tendo em vista a estratégia da gestão estadual em fortalecer a economia local e a melhoria da qualidade de vida da população. “A empregabilidade tem papel fundamental para os avanços econômicos. Rondônia está entre os estados com menor taxa de desemprego, consolidando o progresso e o desenvolvimento social”, evidenciou.
VANTAGENS
Com a democratização do ensino profissionalizante no estado, muitos estudantes atualizam o currículo de olho em novas oportunidades. Alex Kauã Oliveira de Souza, 18 anos, fez o Curso de Barbeiro no Idep, mas quer voltar à sala de aula da instituição para cursar Técnico em Edificações. “Optei pelo ensino técnico para me aperfeiçoar na área e expandir meus conhecimentos, além de ser um campo que realmente me chama a atenção, e no qual quero me aprofundar”, justificou o morador do Bairro Conceição na Capital, que tem planos de ser engenheiro civil.
A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, destacou que entre as vantagens dessa modalidade de ensino está o conhecimento que o aluno adquire em um menor tempo investido, tendo a chance de conhecer na prática as atividades da área para qual se habilita. “Ao ser credenciado em uma profissão, o trabalhador fica apto a ocupar um posto de trabalho ou abrir o próprio negócio, com o respaldo de ser um técnico reconhecido pelo Conselho da sua profissão”, frisou a titular do Idep.
CURSOS OFERTADOS
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia
Mín. 22° Máx. 28°