PARQUE VILA GERMÂNICA e OKTOBERFEST
A segunda parte do meu passeio turístico (click aqui para ler a 1ª parte da matéria) foi na cidade de BLUMENAU que fica em SANTA CATARINA.
Eu contratei um tour chamado “Vila Germânica ” com a agência TRANSPTUR, que por sinal eles foram excelentes no atendimento. Quando eu falei com eles pelo whatsapp, como boa manauara que sou, perguntei: eu devo usar roupa de frio ou calor? A minha cidade – Manaus – é tão quente que quando o termômetro marca 30 graus já estamos retirando do guarda-roupas aquele casaco de frio com cheiro de naftalina (risos). Mas brincadeiras à parte, acho que o Fábio (um dos guias do passeio) deve ter dado uma gargalhada ao ler as minhas perguntas – que para ele deve ter soado tão ingênuas – sobre a temperatura da cidade que visitaríamos. Com muita calma e toda disponibilidade a TRANSPTUR me atendeu com excelência.
O nosso objetivo principal foi visitar o Parque Vila Germânica e eu percebi que ao redor do Parque as ruas são muito largas, com casas e lojas “normais”, então a impressão que eu tive de Blumenau, diferentemente de Pomerode (leia a primeira parte da matéria) é que pareceu uma cidade menos turística, especificamente em termos de arquitetura das casas, mas como em toda cidade, o centro é geralmente a parte mais turística e Blumenau não foge à regra.
No centro da cidade há uma concentração maior de lojas, todas em estilo enxaimel (leia a primeira parte da matéria e saiba o que isso significa – clique aqui). A Edna e Fábio (guias de turismo) informaram que a Prefeitura da cidade exige que o projeto arquitetônico das lojas obrigatoriamente seja em estilo germânico, obviamente para manter a cidade com maior valor turístico.
Chegamos ao Parque Vila Germânica e por incrível que pareça não era o que eu esperava. Imaginei que a festa acontecia por toda a cidade, não em um local específico, entretanto achei aquilo uma grande sacada da Secretaria de Turismo da cidade, por investir em lugares que são específicos para eventos turísticos.
O Parque Vila Germânica nada mais é do que uma área de eventos onde se concentram restaurantes, bares, cafeterias e lojas de souvenirs. Para quem mora em Manaus, a Vila Germânica é uma espécie de Povos da Amazônia (local mais conhecido como “Bola da Suframa”) com várias lojas dentro, mas respeitando a proporção, visto que o espaço da Vila Germânica é bem maior.
É nesse local que acontece o tão famoso Festival Oktoberfest.
Quando pensamos nessa festa, lembramos de cerveja, cerveja e mais cerveja, não é verdade? E tem tem cerveja nesse evento? SIM! Como diz o ditado “pra dar e vender!”, mas tem tantas outras coisas legais pra fazer que fica à critério e motivação de cada pessoa.
Oktoberfest é uma celebração germânica que inclui essa bebida como atrativo mas não é exclusivamente isso, há também as danças com trajes típicos, as bandas com músicas alemãs, as comidas típicas e lojinhas para você comprar aquele presente para alguém especial!
Certo. E já que eu falei sobre temperatura da cidade, vou contar como minha querida pele se sentiu ali em Blumenau (risos)!
Confesso, sofri um pouco até me adaptar. Eu moro em uma cidade de clima quente porém úmido. Talvez a maioria das pessoas não entendam o que significa “quente e úmido” se nunca viajaram para outros Estados e consequentemente nunca sentiram um tipo diferente de temperatura da qual estão acostumadas. O clima de Blumenau era “quente e seco”.
Em uma linguagem bem simples, isso significa que eu sentia muito mais sede que o normal. Eu tinha a sensação de “garganta seca” quase sempre e fazia um calor que, pra mim, era muito estranho, como se fosse 10 X mais quente do que o calor que eu sentia em Manaus, justamente por causa do clima seco. Eu me sentia torrando debaixo daquele sol que nem era forte
Andando pela cidade, pensava comigo: como as pessoas aguentam esse calor? Socorro! Parece que eu tô próxima de uma fogueira! (risos) Mas isso só acontecia porque devido o clima menos úmido, obviamente a pele ficava mais seca e então surgia essa sensação estranha. Tive que tirar o casaco e até o cachecol!
Toda experiência é bem vinda e por mais que a gente tente explicar sobre uma viagem, não há palavras que possam expressar as lembranças que ficaram registradas na mente. Tudo é muito especial.
Então minha DICA é: faça planos para viajar e ter ótimas experiências!
O Sul do Brasil é uma boa região para visitar. Há muitos lugares turísticos de fácil acesso, ou seja, você pode conhecer várias cidades através de estradas.
Quem lê isso pode pensar: óbvio que dá pra conhecer muitos lugares através de estradas! Mas quem mora no Estado do Amazonas, como eu, sabe que não temos estradas que nos dão acesso facilmente a outros Estados facilmente. Como dizemos aqui: nossas estradas são as águas!
Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado dessa matéria :) Compartilhe com os amigos :)
Como eu disse antes, façam planos para experiências novas e maravilhosas.
Vou deixar o contato do TRANSPTUR. Garanto que eles tem o melhor atendimento e com um preço tão baixo que é quase inacreditável!
CURIOSIDADES:
A primeira edição brasileira foi realizada em 1984, por iniciativa de empresários em conjunto com a prefeitura e a comunidade alemã local como forma de alavancar a economia, pois neste ano a cidade havia sido bastante afetada por uma enchente.
Devido ao grande sucesso da edição, a festa passou a ser realizada todos os anos.
A média de visitantes é de 500 mil pessoas
A Oktoberfest nasceu em terras alemãs e carrega em sua essência o resgate das tradições bávaras.
CONTATOS:
TRANSPTUR: (47) 9925-4554
Para sugestões de matérias para o site: redmanflavia@gmail.com
Mín. 22° Máx. 24°