POMERODE - a cidade mais alemã do Brasil
Nesse período de julho de 2021 eu estive no Rio Grande do Sul para realizar uma atividade missionária e logo em seguida eu fui a Santa Catarina.
Eu nasci e moro em Manaus. Já visitei diversos lugares como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e já fui ao exterior, no caso, em Toronto no Canadá, porém eu nunca havia desejado ir tão ao Sul do Brasil, mas por um plano divino surgiu uma oportunidade de viajar pra lá e eu vou trazer pra vocês nesse artigo como foi a minha experiência.
No Google, busquei alguns pontos turísticos no sul do Brasil e encontrei o site da TRANSPTUR. Logo entrei em contato pelo Whatsapp e como já era tarde da noite, achei que eles nem me responderiam, mas aconteceu ao contrário e desde o início foram extremamente atenciosos. Os guias eram o Fábio e a Edna (à esquerda, na foto abaixo) e me explicaram o roteiro da viagem e tiraram todas as dúvidas que foram surgindo durante a conversa
Fábio indicou o ponto onde eu deveria pegar o ônibus turístico e as 7h50 da manhã lá estava eu aguardando ansiosamente pelas emoções que viriam. A temperatura era de cerca de 14 graus mas como eu moro em uma região muito quente com uma média de 35 graus, os 14 que o termômetro marcava e o vento gelado na minha pelo me fazia sentir como se fosse uns 5 graus.
Seguimos viagem passando por pequenas cidades como por exemplo, Ilhota. No microônibus estavam algumas famílias, cerca de 15 pessoas e nossos guias, muito profissionais e atenciosos, não deixavam um ponto sequer escapar, nos contavam a história de todo os locais, ruas, praças, etc.
Nossa primeira parada foi em Blumenau, cidade onde acontece o OktoberFest, após isso fomos par a última cidade do roteiro, Pomerode ( na foto abaixo, registrei a entrada da cidade), conhecida como “a cidade mais alemã do Brasil”.
Com pouco mais de 34 mil habitantes, a cidade é conhecida como a mais alemã do Brasil pois, mesmo que seja uma cidade pequena, cerca de 80% dos moradores tem descendência alemã, ou seja, um índice bem alto, hein! E não é só a descendência, eles falam alemão como segunda língua e nas escolas o alemão é ensinado desde as primeiras séries em escolas públicas bilíngues. O pomerano (baixo alemão, falado nas terras baixas da Alemanha) também coexiste com o alemão – padrão. Tudo junto e misturado!
"Seja bem vindo " em idioma alemão
Pomedore é uma cidade turística muito aconchegante, limpa, organizada, onde tudo é turístico e tudo funciona. As suas praças e todos os locais remontam ao período antigo dos primeiros moradores, inclusive a arquitetura das casas, uma típica arquitetura germânica conhecida como enxaimel
Maquete da estrutura de uma casa enxaimel no Museu da cidade de Pomerode
Enxaimel: técnica de construção na qual as paredes são montadas com vigas de madeira em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos com material de fácil utilização no local. Os tramos podem ser preenchidos com tijolos, pedras, adobe, taipa, dentre outros materiais, e geralmente não se utiliza reboco O tramado de madeira confere estilo e beleza às construções do gênero, produzindo um caráter estético privilegiado. Fonte: wilipedia
A cidade tem ainda uma série de outros atrativos como o zoológico, o museu, o Parque Encantado onde tem réplicas de dinossauros e muitas atividades recreativas infantis, além de bares, restaurantes, cafeterias e praças.
Pomerode é realmente um lugar encantador, até meio bucólico com seus vários e gigantes árvores de Pinheiros por todos os lados, onde uma viagem não é apenas uma simples viagem, mas uma viagem no tempo e na história dos primeiros colonizadores.
CONTATO PARA PASSEIOS TURÍSTICOS:
Agência Transptur: (47) 9925-4544 Edna e Fábio
CONTATO PARA SUGESTÕES DE MATÉRIAS :
Flávia Redman : (92) 99105-1378
Mín. 22° Máx. 24°