Sexta, 21 de Março de 2025
22°C 28°C
Manaus, AM
Publicidade

ESG representa um conjunto de diretrizes e melhores práticas

As questões sustentáveis ganham cada vez mais apoio e relevância no mundo corporativo.

23/09/2024 às 21h15
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Yandex
Yandex

A sigla ESG surgiu em 2005, a partir da publicação Who Cares Wins, resultado da parceria entre Pacto Global da ONU e Banco Mundial. Cada letra da sigla define uma prática. O “E” (environmental) diz respeito ao posicionamento da empresa sobre a sustentabilidade ambiental. O “S” (social) aborda o relacionamento do negócio com colaboradores, parceiros, clientes, investidores e a comunidade. O “G” (governance) referenda entre outros pontos a atuação da organização no gerenciamento das práticas administrativas internas, conduta corporativa e transparência de processos.

As mudanças relacionadas com as práticas ESG, em muitos casos, levarão os novos modelos para manifestarem transformações de grande alcance na forma como a organização está estruturada e pratica suas ações. Essas ações não são mais de domínio de um grupo de especialistas, cada funcionário terá que lidar com isso em seu trabalho e na sua vida cotidiana.

“A crescente atenção às políticas corporativas, a busca por transparência e a pressão dos investidores têm impulsionado a adoção de práticas ESG em organizações de todos os setores”, salienta Vininha F. Carvalho, economista, administradora de empresas e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

A última edição do International Business Report (IBR), relatório trimestral divulgado pela Grant Thornton, destaca que 71% das empresas de médio porte brasileiras consideram investimentos em iniciativas ESG como prioridade. Segundo o levantamento, o mercado nacional está à frente em comparação às médias da América Latina, de 56% e global, 58%.

Na medida em que as organizações investem em soluções de ponta, a união da tecnologia, como sistemas de automação industrial, com os princípios ESG, abrirá caminho para um futuro mais sustentável, resiliente e responsável.

A reputação empresarial passou a ficar mais condicionada à performance ESG, havendo a necessidade de mensurar e comunicar as iniciativas sustentáveis de forma transparente para o público.

Segundo Bruno Santos, sócio e especialista em Gestão de Terceiros da Bernhoeft, uma empresa pode ter várias iniciativas internas voltadas para a sustentabilidade, mas se os seus fornecedores e parceiros não seguirem os mesmos princípios, o impacto pode ser prejudicado ou até mesmo negativo. É vital que as organizações estabeleçam critérios claros e rigorosos para a seleção de fornecedores.

"Priorizar parceiros que possuam certificações ESG reconhecidas e que demonstrem um compromisso genuíno com práticas sustentáveis é essencial. Isso não apenas garante o alinhamento com os valores da empresa, mas também fortalece a cadeia de suprimentos contra possíveis vulnerabilidades relacionadas a questões ambientais e sociais", pontua o especialista em Gestão de Terceiros.

“Reconhecer a importância de práticas voltadas ao meio ambiente, sociedade e governança vai muito além de ser uma organização bem-sucedida, que apresenta bons resultados e lucros, mas só podemos construir uma cultura sustentável com pessoas engajadas e que acreditam no propósito”, finaliza Vininha F. Carvalho.



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
24°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 28°

25° Sensação
3.09km/h Vento
88% Umidade
100% (3.45mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
07h10 Pôr do sol
Sáb 29° 22°
Dom 31° 23°
Seg 29° 23°
Ter 27° 24°
Qua 29° 23°
Atualizado às 23h06
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,67 -0,10%
Euro
R$ 6,16 -0,12%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 507,479,22 +0,16%
Ibovespa
131,954,90 pts -0.42%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade