Preocupada com a qualidade de vida dos pacientes com doenças crônicas, a vereadora Prof.ª Silvana (MDB) está solicitando ao Poder Executivo a inclusão de medicamentos amplamente utilizados no tratamento da fibromialgia na REMUNE – Relação Municipal de Medicamentos Essenciais.
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor muscular crônica generalizada, fadiga, distúrbios do sono e alterações cognitivas, afetando principalmente mulheres entre 30 e 60 anos. O tratamento é baseado em um conjunto de abordagens, sendo os medicamentos neuromoduladores, analgésicos e antidepressivos os mais prescritos para controle da dor e dos sintomas associados.
Conforme a vereadora, muitos dos remédios indicados por especialistas não estão disponíveis na rede pública, o que compromete a continuidade do tratamento para os pacientes que dependem exclusivamente do SUS. “Esses medicamentos são fundamentais para garantir qualidade de vida às pessoas com fibromialgia”, defende.
Para Silvana, a medida visa garantir maior acesso e equidade no tratamento, além de promover a adesão terapêutica e reduzir os impactos socioeconômicos da doença, que pode levar à incapacidade funcional e afastamentos frequentes do trabalho.
A Indicação 830/25, que conta com o apoio dos demais vereadores – foi lida na sessão ordinária desta semana.
Mín. 24° Máx. 33°