O Museu Municipal Francisco Coelho, na Marabá Pioneira, deu início à programação da 23ª Semana Nacional de Museus (SNM) com uma proposta inovadora: levar o público a uma visita virtual e interativa ao interior de cavernas por meio da realidade aumentada. Intitulada EspeleoVision, a atividade permite uma imersão em 3D utilizando óculos especiais, oferecendo uma vivência inédita aos visitantes. A ação ficará disponível até nesta quinta-feira, dia 15.
A atividade é coordenada pelo Núcleo de Espeleologia da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) e integra o tema nacional deste ano: “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” com enfoque nas subáreas de juventude e novas tecnologias.
Segundo Maria Almeida, coordenadora do Núcleo de Espeleologia da FCCM, a experiência utiliza um projeto desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Cavernas (CECABA), que apresenta cavernas do Parque Nacional do Peruaçu, em Minas Gerais. “Além de promover a educação ambiental e a valorização do patrimônio espeleológico, a experiência também possibilita o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, que normalmente não teriam como visitar fisicamente esses ambientes”, destacou.
A dinâmica da atividade inclui uma breve introdução feita por espeleólogos sobre o que é a espeleologia, os tipos de estudos realizados em cavernas da região de Marabá e, em seguida, a vivência com os óculos de realidade virtual. “Estamos com uma equipe de três espeleólogos e quatro óculos disponíveis. Os visitantes são orientados e, em pequenos grupos, fazem a imersão 3D”, explicou Maria.
A diretora do Museu Municipal, Lara Luz, destacou que seis escolas se inscreveram para participar da programação da SNM que neste ano, vai até sábado. “Como não podemos levar as crianças às cavernas, pensamos: por que não trazer as cavernas até elas? Essa é uma forma de estimular o interesse pela ciência e pela natureza com o uso de novas tecnologias”, afirmou. Ela ressalta que o evento é aberto ao público e convida toda a comunidade a participar.
Na manhã da abertura, o projeto recebeu alunos do Container do Esporte, como a estudante Lídia Vitória, de 12 anos. “Foi muito legal. Parecia que a gente estava dentro da caverna mesmo. Eu nunca tinha visto nada assim. Gostei muito e fiquei com vontade de conhecer uma caverna de verdade”, comentou.
A 23ª Semana Nacional de Museus em Marabá, conta também com diversas atividades culturais. Na quarta-feira, será exibido o filme “Para Além do Minério”, em parceria com a Casa da Cultura de Canaã. Na quinta, inicia-se o tradicional Giro Cultural, com a exibição de um documentário sobre o Divino Espírito Santo, seguido por mesa de debate com a pesquisadora Gabriela Silva e representantes da manifestação religiosa.
Na sexta-feira, a programação continua com uma performance artística baseada nas lendas amazônicas, que sairão da sala das lendas e irão para a área externa do museu. E no sábado, o encerramento da semana acontece com a Festa Reis e uma procissão religiosa promovida pelos grupos do Divino Espírito Santo.
Lara Luz reforça que Marabá vem se destacando no cenário nacional com ações que conectam o museu à comunidade marabaense: “Estamos dentro de um circuito nacional, e o município tem mostrado sua potência cultural. O museu não é apenas um repositório de objetos; ele é um organismo vivo que precisa do envolvimento da população para continuar existindo e se renovando”.
A programção é gratuita e segue horários variados. Para consulta-los, acesso o perfil oficial do Museu Francisco Coelho .
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Confira mais imagens:
The post Cultura: Museu Municipal oferece experiência virtual em cavernas na 23ª Semana Nacional de Museus appeared first on Pisole - Digital Agency WordPress theme .
Mín. 24° Máx. 31°