Um dos pontos principais foi chamar atenção sobre cuidados de higiene com os instrumentos e com a saúde de quem os toca
Durante o final de semana (24 e 25), professores e alunos da Escola de Música da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) ampliaram os conhecimento na área, por meio de uma oficina inédita sobre manutenção e cuidados com os instrumentos musicais utilizados nas aulas e apresentações. A iniciativa, fruto da parceria com a Fundação Carlos Gomes, de Belém, iniciada esse ano, contemplou cerca de 30 integrantes.
Para o diretor da escola de música FCCM, Amarildo Coelho, a partir de agora, será possível realizar a troca de conhecimentos entre profissionais das duas fundações, via cursos ministrados por profissionais vindos da capital.
“Há tempos nós tentávamos essa parceria com o Conservatório Carlos Gomes e, agora, na gestão da doutora Thaís, houve essa comunicação e, por isso, nós conseguimos trazer essa oficina de manutenção para instrumentos, algo muito novo, onde vários alunos, como você pode ver, participam desse momento. Nós estávamos precisando muito, por razão de ser escasso em nossa região, esse tipo de curso voltado à área de instrumentos”, explica Amarildo.
Entre flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone e até o bombardino, a intenção do curso foi alcançar todos os instrumentos de banda de música, já que, segundo o professor Natanael dos Santos, da Fundação Carlos Gomes e representante da Yamaha, todo e qualquer instrumento requer manutenção a partir do momento em que começa a ser utilizado. O profissional trouxe conhecimento teórico e prático aos musicistas da Casa, desde a perspectiva do objeto musical, higiene e até mesmo sobre os cuidados de saúde respiratória de quem os toca.
“A gente trabalha na linha corretiva e preventiva da manutenção desses instrumentos musicais, como por exemplo, o manuseio correto, a higiene deles e a limpeza, pois é algo que terá contato com a boca e diante disso, a gente busca alertá-los que sem essa manutenção e cuidado, acaba-se comprometendo tanto o instrumento e também, a longo prazo, a saúde desse músico. Inclusive, a gente até considera esse instrumento como um potencial fator de processos alérgicos, pois é um instrumento de sopro, onde há a troca de ar, saliva, poeira e tudo isso pode proliferar em fungos e bactérias, que são prejudiciais à saúde”, aborda o professor do curso.
Um dos principais objetivos da formação, segundo ele, é instalar o hábito de cuidar do instrumento e também da saúde, para que a manutenção se torne parte da rotina deles. “No momento em que vem à tona um quadro de alergia, a primeira coisa que se faz é afastar esse aluno ou professor desse instrumento, o que vai trazer prejuízos no ensino ou aprendizado deste, por isso a gente vem falar sobre a prevenção dessas situações e abrir a mente deles”, complementa.
Diante de tanto conhecimento, não podia haver outra consideração a não ser positiva pelos alunos do curso. Uma delas é a professora de prática de banda, Amanda Vieira, que revela estar surpresa com tanta novidade, além de realizar o sonho de conseguir desmontar e montar o clarinete que ela toca desde criança.
“Eu morria de medo de desmontar meu instrumento e depois não conseguir montá-lo novamente, mas agora esse medo passou, pois eu aprendi justamente isso aqui. Eu até agradeci ao nosso diretor, porque é muito bom e é uma coisa em que a gente teria que sair da cidade para poder fazer esse tipo de curso, mas tivemos a oportunidade do professor vir até nós, de Belém, para trazer isso algo que abre os nossos olhos e nos desperta vontade de querer tocar, de querer aprender mais ainda, além de melhorar o meu currículo profissional e pessoal também”, comenta Amanda.
A oficina aprimorou ainda mais os conhecimentos que o professor Claudean Pereira já possuía a respeito de manutenção nos instrumentos. Atuante desde criança na Fundação, o músico aprovou a iniciativa.
“Eu já sabia um pouco, pois já participei de alguns cursos ofertados pelo Painel Funarte em outras cidades, fazendo esses cursos básicos, com professores bem renomados, bem reconhecidos no Brasil. E, hoje, nós temos a grata satisfação de receber aqui o professor Natanael e está sendo assim algo de grande valia os conhecimentos técnicos que ele está trazendo, onde nós podemos tirar nossas dúvidas, soluções etc. É um avanço para todos nós isso aqui”, destacou.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes
Confira outras fotos:
The post FCCM: Em parceria com a Fundação Carlos Gomes, Escola de Música recebe oficina de manutenção em instrumentos musicais appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 23° Máx. 31°