A menos de dois meses para iniciar os festejos de São João, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), já está movimentando o universo da cultura popular representada por bois, toadas, pássaros juninos, cordões de bichos, carimbó, grupos parafolclóricos e quadrilhas com objetivo de organizar e realizar o maior arraial junino da região amazônica.
A primeira fase preparativa da programação foi encerrada na noite desta sexta-feira (25), com a escuta de todos os segmentos para decisões conjuntas e colaborativas à minuta do edital da festa, que tem previsão de lançamento no próximo dia 5 de maio, contendo todos os detalhes sobre como cada segmento cultural deverá proceder para se habilitar e participar do evento.
A programação junina de Belém deverá ocorrer na Praça Waldemar Henrique com shows artísticos, apresentações culturais e o tradicional concurso de quadrilhas. Além disso, também serão realizadas apresentações de pássaros juninos e os cordões de bicho.
Visando aprimorar a programação, o Departamento de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (DEAC/Semcult) promoveu, no período de 23 a 25 deste mês, um ciclo de reuniões com todos os segmentos que estarão participando diretamente da programação. A ideia foi ouvir os representantes buscando consenso, organização e, sobretudo, realizar conjuntamente um dos maiores eventos juninos na capital paraense.
Segundo o superintendente da Semcult, Auiá Queiroz Reis, algumas medidas serão tomadas visando a agilidade na organização da programação como as inscrições que serão totalmente online, via sistema próprio e a possibilidade do pagamento antecipado dos recursos das subvenções, facilitando a vida financeira dos grupos que utilizam o dinheiro para suas despesas de apresentação. “Nossa meta é agilizar ao máximo os períodos de inscrições e recursos, objetivando divulgar o resultado final até dia 30 de maio, podendo assim facilitar o pagamento antes da festa. Para os grupos que tiveram dificuldades em fazer suas inscrições de modo online, a Secretaria vai dispor um grupo de servidores para auxiliar com essa tarefa”, disse o superintende.
A Semcult também vai avançar com as medidas de inclusão dos grupos da cultura popular nas programações de escolas e espaços públicos de Belém, visando manter o respeito à tradição que esses grupos carregam por longos anos entre seus familiares, amigos e a comunidade onde mantêm suas atividades. “Todas essas possibilidades estão sendo estudadas pela Secretaria, não descartando também, a participação dos grupos, nas programações culturais da Conferência Climática Internacional (COP-30), que será realizada, em Belém, no mês de novembro”, adiantou o superintendente Auiá Reis.
As reuniões preparativas foram avalizadas positivamente pelos representantes dos grupos convocados. Segundo Maria Joseli Moreira de Jesus, presidente da Federação das Quadrilhas do Estado do Pará, a iniciativa foi histórica e atendeu uma antiga reivindicação dos grupos. “Nós parabenizamos a nova gestão, que nos ouviu e está compartilhando conosco as mudanças. E de nossa parte, faremos de tudo para apresentar um grande São João, uma festa linda para Belém”, disse ela.
Além das quadrilhas, participaram do ciclo de reuniões os representantes dos pássaros e cordões de bichos; grupos parafolclóricos; grupos de carimbó, bois e toadas. A expectativa da Secretaria é que ao menos três mil pessoas do universo junino de Belém participem direta e indiretamente dos festejos, em 2025. A previsão é que o lançamento da programação aconteça na primeira semana do mês de junho com grande cortejo envolvendo os segmentos da cultura popular de Belém e região distrital.
Texto: Selma Amaral - Semcult
Mín. 23° Máx. 27°