A importância da cultura de inovação para o desenvolvimento do setor público foi tema de um encontro promovido pelo Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado (IGEPPS), que reuniu na sede do órgão, em Belém, servidores públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A troca de experiências teve participação de especialistas no tema. Os participantes debateram sobre os efeitos da mudança de mentalidade dos colaboradores de organizações públicas e privadas, que investem na cultura de Inovação, para adaptação às mudanças do mercado.
Consultor em uma empresa do segmento, Leo Diniz tem percorrido o Brasil desenvolvendo programas e jornadas de transformação digital e inovação para órgãos públicos. Ele atuou na implantação do parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e trouxe a expertise para o bate-papo com os servidores paraenses.
"A ideia nesse encontro foi trazer para os colaboradores públicos um olhar mais específico sobre como eles devem se construir como intraempreendedores, pessoas que vão ajudar a levar inovação aos serviços públicos aqui no Pará. Demonstramos, de forma mais profunda, como se constrói mentalidade de cultura de Inovação para os órgãos públicos e qual o papel de cada colaborador nesse esforço de fazer acontecer”, explicou Diniz.
Entre as discussões, a transformação digital que o mundo vem passando há cinco anos, em decorrência da 4ª revolução industrial. "Só vai conseguir progredir, entregando valor à sociedade, a empresa pública ou privada que conseguir encontrar seu propósito dentro desse cenário digital", reforçou o consultor.
Os servidores compreenderam a necessidade de se tornarem agentes de transformação. "Muito importante esse evento sobre Inovação aqui no IGEPPS. Cultura de Inovação é fundamental para todos os processos, desde a entrada na central de atendimento até os processos mais complexos, destacou Marcela Takeshita, assistente social do Instituto.
No evento, ela reforçou o entendimento sobre como inovar para fazer ainda mais diferença na prestação dos serviços aos segurados do IGEPPS. "Pensar fora da caixinha é realmente indispensável e ter profissionais tratando desse tema com a gente é sensacional. Referências pensando juntas pra gente seguir adiante," continuou a servidora.
Programa
O IGEPPS está um passo à frente no processo de inovação e transformação digital. O Instituto iniciou a caminhada criando um Programa de Inovação, que desde o ano passado vem capacitando os servidores. O mapeamento de processos, gestão de processos de trabalho e cadeia de valor são algumas das ações em execução. O intuito é modernizar a gestão previdenciária, que já figura entre as mais eficientes do país.
"Essa iniciativa do IGEPPS em promover um encontro relacionado à inovação no setor público é muito importante não só para a melhoria dos processos do Instituto, como também de outras instituições”, disse Fernando Albuquerque, gerente de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
"Então, a melhoria dos processos aqui no IGEPPS impacta também a qualidade da nossa atividade e a contribuição que o TCE pode oferecer ao usuário, ao cidadão”, concluiu o gerente.
Para reforçar as vantagens da cultura de Inovação, o IGEPPS convidou o Tribunal de Justiça de Santa Catarina para demonstrar parte dos excelentes resultados alcançados com a mudança de mentalidade adotada pelos servidores e os investimentos em novas tecnologias na corte daquele Estado.
"É preciso transbordar o serviço público para tocar quem realmente importa, que é o cidadão. Aprender a inovar é essencial para se manter útil para a sociedade. É preciso se modernizar para atender cada vez melhor, mais rápido e com mais efetividade quem precisa dos serviços públicos”, destacou Anna Cláudia Krüger, assessora de planejamento do TJSC.
Para o presidente do IGEPPS, Washington Albuquerque, o reforço à inovação no órgão previdenciário faz parte da política pública de modernização do Estado.
“As tecnologias avançam a cada dia oferecendo equipamentos e metodologias mais eficientes e os servidores devem ser preparados para absorver esses conhecimentos e colocá-los em prática no trabalho. Assim, a prestação de serviços torna-se mais ágil, mais confiável e mais prazeroso para os colaboradores e para a clientela”, enfatizou Albuquerque.
Mín. 24° Máx. 31°