Assim como em todo o país, o abandono de animais domésticos é um problema frequente em Sorriso também.
Preocupada com isso, a vereadora Prof.ª Silvana (MDB) está sugerindo ao Poder Executivo a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses no Município (CCZ). O órgão é responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), através do controle de populações de domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas, entre outros).
Na opinião da parlamentar, a medida vai suprir a necessidade de um espaço adequado e especializado para desenvolver ações de vigilância, prevenção, controle e tratamento de zoonoses, com infraestrutura apropriada para o acolhimento temporário de animais, vacinação, esterilização, exames laboratoriais e campanhas educativas. “Com esse local, o Município poderá atuar de forma mais organizada, técnica e eficaz na gestão da saúde pública animal e humana, reduzindo riscos à população e melhorando o bem-estar dos animais”, pontua.
Silvana sugere que o CCZ poderá atuar em parceria com ONGs, clínicas veterinárias e demais órgãos de controle sanitário na promoção políticas públicas alinhadas à Saúde Única (One Health), que integra saúde humana, animal e ambiental. “Essa iniciativa contribuirá diretamente para a redução da superpopulação de animais de rua, diminuindo acidentes, maus-tratos e abandonos, além de prevenir surtos de doenças que podem afetar toda a comunidade”, finaliza.
A Indicação 404/25, subscrita pelos demais vereadores, tramitou na 12ª sessão ordinária.
Texto: Ângela Gimenez
Fotos: Ilustrativa/Keli Santin
Mín. 24° Máx. 31°