O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Marabá esteve na Vila São Pedro, zona rural do município, nesta quarta-feira, dia 16 de abril, para atender uma solicitação da comunidade por conta do excesso de de caramujo africano, espécie considerada invasora e que pode representar riscos à saúde pública por ser transmissor de doenças como meningite e infecções intestinais.
A ação foi motivada por denúncias de moradores preocupados com a infestação em quintais e hortas. A equipe do CCZ percorreu diversos domicílios e deu orientações educativas sobre o controle ambiental adequado e os cuidados necessários para evitar a proliferação do molusco.
Durante a visita, foi identificada que a localidade possui fatores que favorecem a reprodução do caramujo, como acúmulo de lixo, vegetação densa e umidade.
Além das visitas domiciliares, a equipe do CCZ reuniu-se com pais de alunos e moradores da comunidade, na Escola Municipal Castro Alves. No local, foram explicadas as principais medidas de prevenção e controle do caramujo africano que são: evitar o acúmulo de lixo e restos orgânicos nos quintais; coletar os caramujos manualmente com o uso de luvas ou sacos plásticos; eliminar com sal ou cal virgem, quebrar a concha e enterrar os restos em local seco e seguro, longe de poços ou nascentes; manter hortas limpas e lavar bem os alimentos antes do consumo.
A ação reforça o compromisso do CCZ em atuar na prevenção de zoonoses e no cuidado com a saúde pública, levando informação de forma clara e acessível para todas as regiões do município.
Denúncias de riscos à saúde pública envolvendo animais podem ser feitas diretamente ao CCZ, que realiza avaliações técnicas e, quando necessário, ações educativas e preventivas junto à comunidade.
O CCZ fica na Avenida 2000, no bairro Belo Horizonte. O telefone do centro é 94 3324-4411.
Texto e fotos: Igor Souza (CCZ)
The post Saúde: CCZ promove ação de orientação e controle de caramujos na zona rural appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 25° Máx. 34°