A Polícia Científica do Pará (PCEPA, junto aos demais órgãos de segurança pública, iniciou nesta sexta-feira (18), a "Operação Semana Santa 2025", organizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que ocorre até a terça-feira, 22. A operação procura garantir a segurança da população que se deslocará para os principais destinos no interior do estado durante o feriado prolongado e também aos que optam por ficar em seus municípios e descansar.
A PCEPA atua com um efetivo de 92 servidores por dia, entre peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos de perícia e auxiliares operacionais distribuídos entre a sede, localizada em Belém, as Cordenadorias Regionais localizadas em Castanhal, Marabá, Santarém e Altamira, os Núcleos Avançados localizados em Abaetetuba, Bragança, Paragominas, Parauapebas, Tucuruí, Itaituba e com equipes deslocadas para o Distrito de Mosqueiro e Salinópolis.
Durante o feriadão, a Polícia Científica tem como objetivo agilizar a atuação das Polícias Civil e Militar, assim como o Detran, com a produção dos laudos técnicos oficiais solicitados pelos órgãos, como exames de droga, lesões corporais, perícias veiculares e de patrimônio, remoção de corpo e local de crime, entre outros procedimentos periciais. As Unidades Regionais e Núcleos Avançados trabalharão normalmente e darão apoio para eventuais acontecimentos da operação.
“A participação da Polícia Científica do Pará nas operações de segurança pública durante os feriados é essencial para assegurar a pronta resposta pericial, contribuindo com a produção de provas técnicas que subsidiam a atuação das forças policiais e fortalecem a eficácia do Sistema de Justiça", ressalta a perita criminal e coordenadora das unidades regionais da PCEPA, Ana Claudia Melo Macedo.
Em 2025, assim como nos anos anteriores, a participação pericial destaca-se nos municípios de Salinópolis e Mosqueiro, onde geralmente acontece o maior número de concentração de turistas e consequentemente de ocorrências.
Mín. 25° Máx. 34°