A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, participa dos preparativos da da 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de maio, em Palmas. A disponibilização de mão de obra carcerária ocorre pelo 5º ano consecutivo e, neste ano, 20 custodiados da Unidade Penal (UP) de Porto Nacional atuam em diversas frentes de trabalho como reformas, montagem, limpeza, serralheria, jardinagem e paisagismo.
“O Sistema Penal tem grande satisfação em atuar na Agrotins e em todas as áreas em que o Estado necessite do apoio e de uma mão de obra capacitada dentro das próprias unidades penais”, reforça o superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes.
A responsável pelo paisagismo da feira, Monalikyson Barroso, enaltece a parceria. “Essa ação é fundamental, porque dispomos de uma grande quantidade de mão de obra capacitada e qualificada em diversas áreas, e que já estão conosco há cinco anos”, ressalta.
Participação
O Sistema Penal terá um estande no evento para exposição de trabalhos produzidos dentro das unidades penais de todo o estado e comercializados, como artesanatos, tapetes de crochês, bijuterias, vasos de concreto para jardins, bonecas amigurumis, utensílios em madeira, produtos de decoração feitos com palito e até blocos de concreto, que são utilizados na construção civil.
Durante os quatro dias da feira, a Polícia Penal também apresentará os grupos especializados, como o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), Núcleo de Operações com Cães (Noc) e a Central de Monitoramento Eletrônico de Palmas (CME).
Um dos policiais penais que estão fazendo a escolta dos presos durante os trabalhos, Erico Alberto, enfatiza a satisfação de a unidade penal atuar mais uma vez na Agrotins. “Estamos com 20 reeducandos que já conhecem o ritmo de trabalho da feira. Agradecemos a gestão pela oportunidade em servir o Estado e entregar um trabalho de excelência para termos um grande evento”, pontua.
“A Agrotins é uma oportunidade e um motivo de satisfação que contribui para a educação e também para o aperfeiçoamento na profissão de muitos que estão aqui”, destaca um dos custodiados que atua na construção civil.
Mín. 23° Máx. 30°