Estudantes da Escola Municipal Gonçalves Dias participaram na última sexta-feira, 11, de uma visita educativa à Estação de Tratamento de Água (ETA 1) de Parauapebas. A atividade foi realizada por meio de uma parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Programa Vigiagua, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma experiência prática sobre o funcionamento do sistema de abastecimento de água do município, além de conscientizar sobre a importância do uso responsável da água potável e dos cuidados com o meio ambiente. “Eles terão conhecimento de como funciona todo o processo de tratamento de água até chegar aos lares da população. Espero que essa parceria com o Saaep seja duradoura”, conta Iara Silva, coordenadora do programa Vigiagua.
Durante a visita guiada, os estudantes conheceram de perto todas as etapas do tratamento da água, desde a captação até a distribuição, passando por processos como floculação, decantação, filtração e desinfecção. Técnicos do Saaep explicaram, de forma acessível, como a água chega às torneiras com qualidade e segurança para o consumo humano. “Muito importante os estudantes conhecerem como funciona o nosso trabalho. Verificar todo o processo e a seriedade que é feito tudo isso”, declarou, Musa Nabih, coordenador das ETAs.
A equipe da Vigilância em Saúde também participou da ação com palestras educativas, destacando temas como a importância da água tratada para a saúde pública, prevenção de doenças de veiculação hídrica e cuidados básicos de higiene. Para a estudante do 1º ano do ensino médio, Heluara Cristina, a visita agregou bastante. “Eu achei muito interessante todo esse processo feito para tornar potável a nossa água. Isso agregou muito para o nosso conhecimento e levar essa informação para dentro dos nossos lares e salas de aula”, afirmou.
Reportagem e fotos: Comunicação Saaep
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025
Mín. 24° Máx. 33°