Pela segunda vez a Unidade de Terapia Intensiva Adulto da Santa Casa recebe a certificação UTI Eficiente, concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e Epimed Solutions - empresa especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas.
A Santa Casa foi um dos 800 hospitais brasileiros monitorados pelo sistema Epimed em 2024 e está entre os 304 hospitais (entre públicos e privados) que alcançaram um alto desempenho das unidades de terapia intensiva (UTIs), a partir da avaliação de critérios de qualidade e a excelência do atendimento prestado que, segundo a Amib, mostram "o compromisso de melhoria contínua e a promoção de um cuidado seguro, sustentável e eficiente para pacientes em estado crítico".
A diretora assistencial da Santa Casa, Norma Assunção, considera a certificação uma prova do esforço da equipe da UTI Adulto em inserir os dados relacionados à assistência prestada ao paciente, que possibilitam que o sistema gere os indicadores e que a gestão hospitalar compreenda o perfil dos seus pacientes, melhorando a alocação de recursos e a tomada de decisões.
"Isso significa que nós estamos utilizando uma ferramenta importante para monitorar o nosso serviço e ter realmente esses dados para uma gestão mais eficiente. Esse sistema contribui para que o gestor da área tenha um monitoramento e os resultados do serviço. Por isso, a gente está incentivando as outras UTIs a também alimentarem de forma rotineira e habitual para a gente poder tirar desse sistema os dados do monitoramento que a gente precisa para enxergar os nossos resultados, a nossa eficiência".
A médica intensivista Rosiane Batista atua na UTI adulto da Santa Casa, unidade que recebeu a certificação pela segunda vez e é responsável pela inserção dos dados no sistema Epimed, de onde são extraídas as informações que embasam a avaliação das UTIs de todo o Brasil. A médica ressalta o que levou a UTI a receber o título e também as vantagens da certificação.
"O certificado ajuda a garantir a qualidade do cuidado dos pacientes graves e complexos e entre os benefícios trazidos pela certificação estão a contribuição para para a sustentabilidade do sistema de saúde, a melhora da eficiência e dos resultados do hospital e o aumento da qualidade do atendimento hospitalar e a contribuição para a humanização do processo de recuperação. Tudo é resultado de um trabalho em equipe para manter a segurança e a qualidade no atendimento ao paciente", informa a médica.
A equipe da Unidade de Terapia Intensiva Adulto da Santa Casa é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais. Dividida em dois espaços distintos (UTI Almir Gabriel e UTI Centenário), a UTI Adulto da Santa Casa conta com 20 leitos.
Mín. 23° Máx. 27°