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Presidente propõe reforço no atendimento multidisciplinar para alunos com transtornos em escolas e Ubs municipais

O presidente da Câmara, Rodrigo Matterazzi (Republicanos), apresentou duas propostas que buscam ampliar o atendimento a crianças com transtornos do...

04/04/2025 às 08h56
Por: Adão Gomes Fonte: Câmara de Sorriso - MT
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Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

O presidente da Câmara, Rodrigo Matterazzi (Republicanos), apresentou duas propostas que buscam ampliar o atendimento a crianças com transtornos do desenvolvimento na rede pública municipal. As iniciativas incluem desde o reforço de equipes multidisciplinares nas escolas até a capacitação de profissionais de saúde para orientar famílias.

Por meio da Indicação nº 292/2025, Matterazzi sugere a ampliação de serviços especializados nas escolas municipais para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) e outras condições. A proposta prevê a atuação de psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos nas unidades de ensino.

O parlamentar destacou que a medida é essencial para garantir inclusão, desenvolvimento educacional e bem-estar socioemocional dos estudantes. “Uma equipe especializada auxilia os educadores no manejo das diferentes necessidades, promovendo um ensino mais inclusivo e eficaz. A inclusão adequada melhora a qualidade de vida dos alunos e reduz barreiras no aprendizado”, explicou.

Matterazzi também enfatizou a importância de igualdade de oportunidades. “Garantir esse suporte é assegurar que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas individualidades”, afirmou.

Em outra frente, a Indicação nº 293/2025 solicita o reforço das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com profissionais capacitados para atender mães e cuidadores de crianças com os mesmos transtornos. A proposta ressalta a necessidade de um atendimento humanizado e especializado na rede pública, já que as UBSs são a porta de entrada do SUS e muitas vezes não dispõem de preparo adequado para orientar as famílias.

Segundo o presidente, a medida pode: Oferecer suporte eficaz às crianças com necessidades específicas visando reduzir o desgaste familiar, fornecendo informações e estratégias de cuidado;Evitar diagnósticos tardios e agilizar o acesso a terapias essenciais.

“A capacitação dos profissionais de saúde é crucial para melhorar a qualidade do atendimento e contribuir para o desenvolvimento infantil”, reforçou Matterazzi.

  • Texto: Claudia Sarubo

    Fotos: Internet/Keli Santin

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