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1ª Jornada Pedagógica da Educação do Campo capacita professores da Primeira Infância no Acre

A Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), promove, de quarta-feira, 2,...

03/04/2025 às 21h40
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Acre
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Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), promove, de quarta-feira, 2, a sexta, 4, no auditório do Palácio da Justiça, em Rio Branco, a 1ª Jornada Pedagógica da Educação do Campo, para professores do programa Primeira Infância.

O plano atende alunos de 4 e 5 anos que moram em comunidades ribeirinhas e de difícil acesso, onde não há escolas. Para evitar deslocamentos longos e desafiadores, o atendimento é efetuado na residência das crianças e realizado por agentes contratados pelas secretarias municipais de Educação. A SEE é responsável pela formação e orientação desses profissionais, garantindo o acompanhamento pedagógico da iniciativa.

Professores, supervisores e secretários municipais acompanham atentamente a programação da jornada. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Professores, supervisores e secretários municipais acompanham atentamente a programação da jornada. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Com um público de aproximadamente 60 participantes, entre professores, supervisores e secretários municipais de diversos municípios, a formação tem como objetivo capacitar os educadores sobre o funcionamento do programa. Ao longo de três dias, são abordados temas como carga horária, atribuições dos agentes e das secretarias municipais e estadual de Educação. A programação inclui apresentações culturais e capacitações ministradas por integrantes do grupo MultiArte, da SEE.

Na manhã desta quinta-feira, segundo dia do evento, a professora Silvia Rejane Abreu, do MultiArte, ministrou a oficina Música em Movimento. “Nos baseamos na Base Nacional Comum Curricular [BNCC], contemplando os direitos da criança nos campos de experiências. Trabalhamos com elementos como ritmo, timbre, duração do som, altura e intensidade, sempre por meio de atividades lúdicas e interativas”, explicou.

Durante a tarde, a equipe de assessores pedagógicos do Departamento de Educação do Campo conduz uma oficina sobre a criação de cadernos pedagógicos, que auxiliam os agentes no trabalho com as crianças.

Encerrando a jornada, na sexta-feira, 4, os professores participarão da Oficina de Contação de Histórias Era uma Vez, conduzida pela professora Marília Bomfim, também do MultiArte.

Secretária de Educação de Brasileia, Raíza Dias destaca importância do Primeira Infância para crianças da zona rural. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Secretária de Educação de Brasileia, Raíza Dias destaca importância do Primeira Infância para crianças da zona rural. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A chefe do Departamento de Educação do Campo, Maria Clara Siqueira, abordou a dinâmica do programa: “As secretarias municipais contratam os agentes, que vão até as casas das crianças para promover momentos de aprendizagem. A SEE realiza as formações e o acompanhamento, enquanto os supervisores municipais multiplicam o conhecimento para os agentes contratados”.

Chefe do Departamento de Educação do Campo, Maria Clara Siqueira explica funcionamento do programa. Foto: Mardilson Gomes/SEE
Chefe do Departamento de Educação do Campo, Maria Clara Siqueira explica funcionamento do programa. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Depoimentos

A secretária municipal de Educação de Brasileia, Raíza Dias, ressaltou a relevância da iniciativa: “Temos a honra de participar desse programa, que permite alcançar comunidades distantes e oferecer educação às crianças. A formação nos traz novidades que podemos aplicar tanto nas comunidades rurais quanto nas escolas urbanas”.

Já Raimunda dos Santos Pinto, chefe da Divisão do Programa Caminhos do Campo, enfatizou a abrangência da ação: “Esse programa é fundamental para atender crianças que moram em comunidades de difícil acesso. Os agentes pedagógicos levam o atendimento educacional até suas residências, garantindo aprendizado a até 12 crianças por comunidade”.

O que é a primeira infância?

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a primeira infância é a fase que corresponde aos seis primeiros anos de vida, considerada uma “janela de oportunidades”, pois é quando diversas estruturas do cérebro estão em formação e há a aquisição de capacidades fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades futuras mais complexas. Por isso, as experiências vivenciadas na primeira infância impactam ao longo de toda a vida. Esse período estabelece as bases para a saúde, o bem-estar, os processos de aprendizagem e as capacidades de criação e produção de uma pessoa, impactando, inclusive, na saúde e no bem-estar da próxima geração.

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