A Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), promove, de quarta-feira, 2, a sexta, 4, no auditório do Palácio da Justiça, em Rio Branco, a 1ª Jornada Pedagógica da Educação do Campo, para professores do programa Primeira Infância.
O plano atende alunos de 4 e 5 anos que moram em comunidades ribeirinhas e de difícil acesso, onde não há escolas. Para evitar deslocamentos longos e desafiadores, o atendimento é efetuado na residência das crianças e realizado por agentes contratados pelas secretarias municipais de Educação. A SEE é responsável pela formação e orientação desses profissionais, garantindo o acompanhamento pedagógico da iniciativa.
Com um público de aproximadamente 60 participantes, entre professores, supervisores e secretários municipais de diversos municípios, a formação tem como objetivo capacitar os educadores sobre o funcionamento do programa. Ao longo de três dias, são abordados temas como carga horária, atribuições dos agentes e das secretarias municipais e estadual de Educação. A programação inclui apresentações culturais e capacitações ministradas por integrantes do grupo MultiArte, da SEE.
Na manhã desta quinta-feira, segundo dia do evento, a professora Silvia Rejane Abreu, do MultiArte, ministrou a oficina Música em Movimento. “Nos baseamos na Base Nacional Comum Curricular [BNCC], contemplando os direitos da criança nos campos de experiências. Trabalhamos com elementos como ritmo, timbre, duração do som, altura e intensidade, sempre por meio de atividades lúdicas e interativas”, explicou.
Durante a tarde, a equipe de assessores pedagógicos do Departamento de Educação do Campo conduz uma oficina sobre a criação de cadernos pedagógicos, que auxiliam os agentes no trabalho com as crianças.
Encerrando a jornada, na sexta-feira, 4, os professores participarão da Oficina de Contação de Histórias Era uma Vez, conduzida pela professora Marília Bomfim, também do MultiArte.
A chefe do Departamento de Educação do Campo, Maria Clara Siqueira, abordou a dinâmica do programa: “As secretarias municipais contratam os agentes, que vão até as casas das crianças para promover momentos de aprendizagem. A SEE realiza as formações e o acompanhamento, enquanto os supervisores municipais multiplicam o conhecimento para os agentes contratados”.
A secretária municipal de Educação de Brasileia, Raíza Dias, ressaltou a relevância da iniciativa: “Temos a honra de participar desse programa, que permite alcançar comunidades distantes e oferecer educação às crianças. A formação nos traz novidades que podemos aplicar tanto nas comunidades rurais quanto nas escolas urbanas”.
Já Raimunda dos Santos Pinto, chefe da Divisão do Programa Caminhos do Campo, enfatizou a abrangência da ação: “Esse programa é fundamental para atender crianças que moram em comunidades de difícil acesso. Os agentes pedagógicos levam o atendimento educacional até suas residências, garantindo aprendizado a até 12 crianças por comunidade”.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a primeira infância é a fase que corresponde aos seis primeiros anos de vida, considerada uma “janela de oportunidades”, pois é quando diversas estruturas do cérebro estão em formação e há a aquisição de capacidades fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades futuras mais complexas. Por isso, as experiências vivenciadas na primeira infância impactam ao longo de toda a vida. Esse período estabelece as bases para a saúde, o bem-estar, os processos de aprendizagem e as capacidades de criação e produção de uma pessoa, impactando, inclusive, na saúde e no bem-estar da próxima geração.
The post 1ª Jornada Pedagógica da Educação do Campo capacita professores da Primeira Infância no Acre appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 24° Máx. 33°