Quinta, 17 de Abril de 2025
25°C 33°C
Manaus, AM
Publicidade

Serviços de emergência 190 e 193 são disponibilizados pelo governo de RO através das redes sociais

Rondônia acaba de alcançar um marco inédito no Brasil; a partir de agora, os serviços de emergência da Polícia Militar do Estado de Rondônia (190) ...

09/04/2025 às 16h03
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Rondônia
Compartilhe:
A inovação do sistema de atendimento nas redes sociais amplia o acesso e garante mais segurança para a população
A inovação do sistema de atendimento nas redes sociais amplia o acesso e garante mais segurança para a população

Rondônia acaba de alcançar um marco inédito no Brasil; a partir de agora, os serviços de emergência da Polícia Militar do Estado de Rondônia (190) e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (193) podem ser acionados também pelas redes sociais. O sistema já está em pleno funcionamento e busca modernizar o atendimento à população, além de garantir a continuidade dos serviços mesmo em casos de falhas na telefonia fixa.

Com a centralização das chamadas em duas grandes centrais, uma em Porto Velho e outra em Ji-Paraná, além das unidades do Corpo de Bombeiros, conforme a distribuição por municípios, a medida visa ampliar as opções de contato dos cidadãos com as forças de segurança.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que a iniciativa reforça o compromisso do estado com a inovação e a segurança pública. “Estamos investindo em tecnologia para salvar vidas. Essa nova forma de comunicação, pelas redes sociais, coloca Rondônia na vanguarda do atendimento emergencial no Brasil. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximo da população, garantindo respostas rápidas em qualquer situação”, ressaltou.

COMO ACIONAR OS SERVIÇOS

TELEGRAM

  1. Acesse o link: https://t.me/EMERGENCIA_RO_Bot .
  2. Você será direcionado ao Serviço de Emergência – 190/193 da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
  3. Siga as instruções na conversa para registrar sua ocorrência.

FACEBOOK

  1. Acesse a página da Sesdec: SESDEC Facebook
  2. Clique na opção “Fale conosco”.
  3. No bate-papo, informe que deseja falar com o serviço de emergência.
  4. Selecione a opção “SESDEC 190/193”.
  5. Você será direcionado ao sistema da SESDEC para registro da ocorrência.

INSTAGRAM

  1. Acesse o perfil da Sesdec: SESDEC Instagram
  2. Selecione a opção “Mensagem”.
  3. No bate-papo, digite “190” ou “193”.
  4. Escolha a opção “Sim”.
  5. Você será direcionado ao sistema da Sesdec para registro da ocorrência.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Bernardo Vital, também comemorou a novidade. “Com essa inovação, estamos garantindo mais resiliência aos nossos serviços de emergência. Em momentos críticos, quando as linhas telefônicas podem falhar, as redes sociais surgem como um canal seguro e eficiente para a população acionar socorro”, afirmou.

É importante destacar que a população pode continuar acionando normalmente os telefones 190 e 193. Além dessa novidade, o cidadão também pode recorrer ao aplicativo Cidadão RO e ao site da Polícia Militar de Rondônia para solicitar os serviços de emergência, ampliando ainda mais as opções de contato com as forças de segurança.

Fonte
Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Guilherme Ribeiro
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
28°
Parcialmente nublado

Mín. 25° Máx. 33°

32° Sensação
1.54km/h Vento
78% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
06h58 Nascer do sol
07h00 Pôr do sol
Sex 33° 25°
Sáb 33° 24°
Dom 32° 25°
Seg 30° 24°
Ter 30° 23°
Atualizado às 21h05
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,81 +0,02%
Euro
R$ 6,61 +0,12%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 523,498,17 +0,05%
Ibovespa
129,650,03 pts 1.04%
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade