A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizou, na noite desta sexta-feira (28), a terceira edição do Viradão da Saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tapanã I, no bairro do Tapanã, em Belém. A iniciativa visazerar filas de espera para atendimento nas unidades de saúdeda capital e dos distritos, garantindo consultas médicas especilizadas para a população.
Com esta terceira edição, o programaultrapassou a marca de mil atendimentos, consolidando-se como uma ação de sucesso na expansão do acesso a especialistas e na redução da demanda reprimida.
O Secretário Municipal de Saúde,Rômulo Nina, que esteve acompanhando de perto os atendimentos, destacou os avanços alcançados com essa terceira edição do evento. Ele ressaltou que, graças à iniciativa, foi possívelreduzir as filas de espera em mais de 50% em várias das especialidadesofertadas durante o "Viradão".
“Mais uma vez, estamos aqui à noite cumprindo uma meta que o prefeito Igor Normando nos confiou, a qual está totalmente alinhada com as políticas lançadas pelo Ministério da Saúde. Enquanto trabalhamos na reconstrução da nossa saúde, adotamos medidas estratégicas que atendem ao nosso papel perante a população, garantindo que as pessoas tenham mais acesso a especialistas. É importante destacar os resultados alcançados: realizamos mais de mil atendimentos em diversas especialidades e conseguimos reduzir as filas de espera em mais de 50% em muitas dessas áreas", afirmou Nina.
Entre as especialidades oferecidas, estavam:cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, oftalmologia e clínico geral— esse, em especial, que teve seu atendimento primário, ampliando o acesso da comunidade aos cuidados primários de saúde. Durante o Viradão, os profissionais de saúde também realizaram encaminhamentos de pacientes que necessitavam de exames laboratoriais, de imagem ou de atendimento em outras especialidades da rede municipal.
O evento trouxe esperança para quem aguardava atendimento há anos. Maicon Lima, de 25 anos, que sofreu um acidente de trabalho em 2022, finalmente conseguiu consulta com o cirurgião geral e já saiu com o risco cirúrgico para dar andamento ao procedimento. "Desde 2022, estava nessa luta, sem conseguir trabalhar nem realizar minhas atividades. Hoje saio daqui confiante de que tudo vai dar certo", comemorou.
Moradora do bairro do Tapanã, Rosângela Araújo, de 47 anos, estava radiante. Ela aguardava por uma consulta com o endocrinologista há 4 anos e comemorou o atendimento. “Essas ações que ajudam tanta gente merecem ser celebradas. Eu estou muito feliz, fui atendida pelo endocrinologista, uma consulta que eu esperava há muito tempo. Como não tive condições de pagar um atendimento particular, continuei esperando, mas hoje fui muito bem atendida. Ainda consegui ser atendida pelo clínico geral e pelo oftalmologista. Já estou saindo com todos os encaminhamentos para realizar os exames. Espero que essa ação continue para atender pessoas que tanto precisam.”
Duas edições do Viradão da Saúde já haviam sido realizadas. A primeira foi em janeiro, na Usina da Paz do Bengui, beneficiando moradores dos bairros do Bengui e Tapanã. A segunda edição foi realizada no distrito de Icoaraci. Juntas, as duas edições contemplaram mais de600 atendimentos, com foco para zerar a longa fila de espera de pacientes que chegavam a aguardar até três anos para receber um único atendimento.
Mín. 24° Máx. 33°