Locais que antes eram abandonados, tomados por lixo e mato, deram lugar a pontos de encontro, com famílias reunidas e crianças brincando. A inauguração da praça e quadra de esportes da Arso 53 (507 Sul) e praça da Arno 44 (409 Norte), no sábado, 29, mudou a rotina dos moradores e trouxe uma nova paisagem para as duas quadras. Para a comunidade, essa transformação não é apenas visual, mas emocional, um espaço que finalmente pertence a eles. E quem vive ali sabe bem o impacto dessa mudança.
Jucelino Dias, aposentado e um dos primeiros moradores da Arno 44, viu a região crescer e se emociona ao lembrar de como tudo mudou. “Quando eu mudei pra cá, há quase 30 anos, não tinha nada. Nem casa, nem asfalto, nem energia. Aqui, onde hoje é a praça, era só lixo e poeira. Agora, meu neto vai poder aproveitar, e todo mundo também. Isso é significante demais para nós”, contou ele.
Na Arso 53, a professora Ana Cleide Luz também viu a realidade mudar. Antes, fazia suas caminhadas com receio. “Parecia abandonada, não era bonita como agora. Muito mato, iluminação fraca, não tinha movimento. À noite, eu não caminhava porque tinha pontos escuros. Hoje é outra coisa. Me sento aqui no fim da tarde, vejo os vizinhos se reunindo, coisa que antes não acontecia. Agora temos um ponto de encontro”.
Para a ambulante Ailde Pereira, moradora da Arno 44 desde 1995, a nova praça chegou na hora certa. “Sou apaixonada por Palmas, e a região Norte eu amo ainda mais. No começo foi difícil, mas a cada dia vai melhorando. Há tempos queríamos uma praça assim. Foi um presente para todo mundo”, comemorou.
Texto: Jessica Sá
Edição: Wédila Jácome
Mín. 23° Máx. 29°