Atualização em Manejo Clínico das Arboviroses. Esse é o tema de uma formação prevista para amanhã, dia 1.º de abril, voltada para servidores da saúde. Segundo a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro, o encontro abordará casos clínicos de dengue e chikungunya e é voltado para médicos e enfermeiros da rede municipal.
Taynná pontua que o treinamento prevê a discussão do diagnóstico clínico e laboratorial das arboviroses; atualização sobre protocolos de manejo clínico, incluindo casos graves; identificação e acompanhamento de surtos e atualização em manejo clínico das arboviroses incluindo a análise de dados para controle e prevenção.
“Será um momento para discussão de como proceder diante de novos registros de casos, surtos e também para abordarmos a prevenção dessas arboviroses”, frisa a coordenadora.
O encontro será conduzido por Meandes Alves de Souza Neto e Roney Dias Damaceno e será realizado das 7 às 11 horas na Sala de Formação da Secretaria de Saúde (Semsa). Vale lembrar que a atividade também conta com o apoio do departamento de Educação em Saúde e pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço Municipal de Educação Permanente em Saúde (Cies).
Sobre os palestrantes
Meandes Alves de Souza Neto possui graduação em Farmácia e Bioquímica (2002), mestrado em Biologia com ênfase em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás (2020). Atuou como docente do ensino superior. Atualmente é bolsista pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), para fortalecimento do VIGIDESASTRES na capital Cuiabá-MT e responsável técnico do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS) na Secretaria do Estado do Mato Grosso. Possui experiência em análises de situação em saúde com a utilização de ferramentas de Business Intelligence e outras ferramentas estatísticas; conduziu investigações epidemiológicas utilizando ferramentas de epidemiologia descritiva; desenhou e conduziu estudos epidemiológicos e elaborou e revisou relatórios e boletins técnicos.
Roney Dias Damaceno é médico com especialização em Emergência e Urgência. Plantonista de Pronto Atendimento. Foi Diretor da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, 2024 e diretor técnico médico, UPA, 2024. Possui pós-graduação em Auditoria em Serviços de Saúde - UNIRONDON (2007), Curso de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública pela Organização Pan Americana da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Investigação de Surto e Mortalidade Materno Infantil pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde - CIEVS. Certificado em ACSL 2022. Experiência em Pronto Atendimento Clínico. Nutricionista pela Universidade Federal de Mato Grosso 2001.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Divulgação
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 23° Máx. 29°