Em um esforço para fortalecer a cooperação entre Brasil e Bolívia, o governo do Acre promoveu nesta quarta-feira, 26, em Brasileia, uma reunião preparatória para o Comitê de Integração Fronteiriça entre os dois países. Em novo encontro, realizado na cidade na manhã desta quinta-feira, 27, estão reunidas autoridades estaduais e federais, brasileiras e bolivianas, para discutir temas estratégicos para a região de fronteira, com foco em segurança, educação, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
O Comitê de Integração Fronteiriça é um instrumento legal que visa aproximar as autoridades locais e fomentar soluções conjuntas para desafios compartilhados pelos dois países. Entre os principais temas debatidos, destacam-se o cuidado com oito mil estudantes brasileiros que frequentam faculdades em Cobija, monitoramento e prevenção de desastres naturais, ações para o uso racional da água, ações conjuntas de segurança na fronteira, fortalecimento das relações econômicas e redução dos trâmites burocráticos para entrada e saída de pessoas.
Representando o governo do Acre, o coordenador da Casa Civil do Estado, Ítalo Medeiros, destacou a importância de fortalecer a cooperação em ações que afetam diretamente a população da região. “Essa reunião é fundamental para alinhar estratégias em diversas áreas. Um exemplo claro é o combate à dengue: se lançamos uma campanha no lado brasileiro, ela precisa estar sincronizada com as ações do lado boliviano, para que a doença não se espalhe novamente. O mesmo acontece com o período de defesa de espécies de peixes, que deve ser respeitado nos dois lados da fronteira para ser eficaz”, explicou.
A diplomata Luana Melo, do Ministério das Relações Exteriores, reforçou a necessidade de manter um diálogo constante entre as autoridades dos dois países. “Nosso objetivo é fortalecer a comunicação entre as equipes locais e garantir que temas prioritários, como mudanças climáticas e combate a incêndios, estejam na pauta de discussão. A última reunião do Comitê ocorreu em 2012, e agora temos a responsabilidade de atualizar os acordos e identificar novas demandas”, enfatizou.
O evento conta com a participação de representantes do governo federal, incluindo o Ministério das Relações Exteriores, a Receita Federal, o Consulado Brasileiro em Cobija, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério da Agricultura e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Pelo governo do Acre, estarão presentes órgãos estratégicos como as secretarias de Estado da Casa Civil, do Meio Ambiente, de Turismo e de Saúde; a Defesa Civil; a Polícia Militar; o Grupo Especial de Fronteira (Gefron); o Instituto de Defesa Agroflorestal e o Serviço de Água e Esgoto.
A comitiva boliviana, composta por cerca de 50 representantes, incluindo ministros de Estado, participará das mesas temáticas para discutir medidas conjuntas e estabelecer diretrizes de cooperação. Ao fim do evento, será elaborada uma ata com os temas prioritários para organização das futuras ações entre os dois países.
The post Em Brasileia, governo do Acre realiza reunião preparatória para Comitê de Integração Fronteiriça entre Brasil e Bolívia appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 24° Máx. 33°