O Governo do Estado está prestes a concluir mais uma importante obra de infraestrutura social: a Usina da Paz (UsiPaz) no município de Capanema, na região de integração do Rio Caeté. O complexo multifuncional, voltado à promoção da cidadania, cultura, esporte e inclusão social, encontra-se na fase final de construção, com previsão de entrega à população ainda no primeiro semestre de 2025.
Localizada no Residencial Jardim América, na Rua 10, bairro São Pedro e São Paulo, a UsiPaz de Capanema contará com uma ampla estrutura. O espaço oferecerá quadras poliesportivas, áreas para capacitação profissional, atendimentos psicossociais, além de serviços nas áreas de saúde, cultura e lazer. Ao todo, serão ofertados mais de 70 serviços intersetoriais, desenvolvidos em parceria com secretarias estaduais e órgãos vinculados.
Entregas - Somente em 2025, o governo estadual já entregou três novas Usinas da Paz, localizadas nos municípios de Castanhal, Marabá e Abaetetuba. Juntas, essas unidades beneficiam diretamente mais de 616 mil pessoas, reforçando a expansão do projeto e o compromisso com o desenvolvimento humano e a construção de uma cultura de paz nas comunidades atendidas.
Conforme a secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, a entrega do novo espaço representa um marco para a cidade e para toda a região de Capanema.
“Estamos trabalhando com dedicação para finalizar todos os detalhes da obra e garantir que a população de Capanema possa contar com mais esse equipamento público de transformação social”, afirmou.
A expectativa é de que a UsiPaz atenda a mais de 70 mil moradores de Capanema e dos municípios vizinhos, funcionando como um centro de referência em políticas públicas integradas. Com o avanço das obras dentro do cronograma previsto, a entrega da unidade reafirma o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do desenvolvimento humano e a redução das desigualdades sociais no Pará.
Funcionamento - Atualmente, doze unidades das Usinas da Paz estão em funcionamento em diferentes regiões do estado. Em Belém, são cinco localizadas nos bairros Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Cabanagem e Bengui. Na Região Metropolitana, há unidades em Ananindeua (bairro Icuí-Guajará) e Marituba (bairro Nova União). No interior, as UsiPaz funcionam em Abaetetuba, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Além disso, outras 25 Usinas da Paz — incluindo a de Capanema — estão com obras em andamento nos municípios de Altamira, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas (segunda unidade no município), Óbidos, Salinópolis, Benevides, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e no distrito de Icoaraci, em Belém.
Usinas da Paz -As Usinas da Paz fazem parte do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz) e, desde 2021, vêm se consolidando como uma das mais bem-sucedidas políticas públicas de cidadania do país. O projeto já impactou positivamente a vida de milhões de paraenses, por meio da oferta de ações e serviços em áreas fundamentais, como saúde, educação, segurança, esporte, cultura e assistência social — pilares essenciais para a promoção da inclusão, da dignidade e da redução da criminalidade.
Mín. 24° Máx. 33°