De 27 a 30 de março, o Cine Líbero Luxardo recebe o Festival Francês de Animação, uma realização da Fundação Cultural do Pará (FCP) em parceria com a Aliança Francesa de Belém (Cinemateca da Embaixada Francesa). O evento integra as comemorações do Mês da Francofonia e apresenta três produções premiadas em festivais internacionais, inéditas nos cinemas brasileiros, com sessões gratuitas às 16h (exceto no dia 27, às 18h10).
A abertura, no dia 27, será com "Salgueiros Cegos, Mulher Adormecida" (2022), do diretor Pierre Földes, adaptação de contos do japonês Haruki Murakami. O filme, que recebeu menção honrosa no Festival de Annecy e participou da 46ª Mostra de São Paulo, mistura realismo mágico e animação em uma narrativa sobre destino e redenção em Tóquio.
No dia 28, o destaque é "Adama" (2015), que acompanha um menino de 12 anos em uma jornada espiritual pela África Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial. Já no dia 29, "Josep" (2020), do diretor Aurel, retrata a amizade entre um policial e um artista espanhol refugiado em campos franceses durante a ditadura de Franco.
O encerramento, no dia 30, terá a sessão infantil "A Viagem do Príncipe" (2019), dublado em português. A animação de Jean-François Laguionie segue um príncipe humano em um mundo dominado por macacos, explorando temas como diversidade e descoberta.
Serviço:
Cine Líbero Luxardo
Festival de animação em homenagem ao dia da francofonia
Avenida Gentil Bittencourt, 650 | (Fundação Cultural do Pará) - Nazaré - Belém/Pará
Entrada franca
Lotação: 98 lugares
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição
Realização: Fundação Cultural do Pará | Governo do Estado do Pará I Aliança Francesa de Belém
Mín. 24° Máx. 32°