Como parte da estratégia para se antecipar ao combate de incêndios florestais durante o período de queimadas, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) anunciaram nesta sexta-feira, 21, a abertura do processo seletivo para o preenchimento de 50 vagas de Brigadistas Comunitários.
O objetivo é fortalecer a atuação na prevenção e combate aos incêndios, especialmente nas Unidades de Conservação (UCs).
As vagas estão disponíveis entre vários municípios do estado, incluindo Rio Branco, Bujari, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, abrangendo as regiões da Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé São Francisco, APA Lago do Amapá, Floresta Estadual do Antimary, Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório e a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Japiim Pentecoste.
As inscrições estão abertas até o dia 2 de abril, e para participar desse processo seletivo é necessário possuir ensino fundamental completo, ter entre 18 e 59 anos completos na data da inscrição, ser brasileiro nato ou naturalizado e estar em dia com suas obrigações eleitorais.
Os documentos necessários para se inscrever são: comprovante de escolaridade, documento pessoal, título de eleitor e comprovante de residência, entre outros requisitos detalhados no edital.
O diretor de Meio Ambiente da Sema, Erisson Cameli, destaca a importância do edital para prevenção e controle de incêndios florestais nas UCs.
“O edital para brigadistas comunitários foi criado especialmente para as pessoas que atuam em áreas sensíveis, com o objetivo de garantir que, estando mais próximas dos locais de risco, a gente consiga ter uma efetividade maior durante o período das secas”.
O processo seletivo é composto por três fases, de caráter eliminatório e classificatório: avaliação curricular e documental, Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (Thufa).
Após passarem nessas etapas, os selecionados irão participar da formação de brigadistas, que será realizada entre 12 e 16 de maio, com carga horária de 30 horas, combinando teoria e prática, incluindo o uso de ferramentas e equipamentos especializados.
Os brigadistas selecionados receberão um valor mensal de R$ 1.476,00 para custear despesas com alimentação, transporte, hospedagem e seguro de vida.
As atividades a serem desenvolvidas pelos selecionados incluem o apoio à prevenção e combate a incêndios florestais; realização de atividades relacionadas à prevenção e sensibilização junto às comunidades locais; atividades de conservação da vegetação nativa; monitoramento e combate aos incêndios na vegetação no interior das unidades de conservação ou em áreas estratégicas a sua gestão.
O 1º Tenente do CBMAC, Marlon Castelo Branco, reforçou o compromisso do governo nos esforços pela conservação do meio ambiente.
“A iniciativa do governo demonstra a preocupação com o meio ambiente e as mudanças climáticas, assim como a preocupação com a população local, que tanto sofre com os eventos extremos que têm nos assolado frequentemente, dando a oportunidade ao indivíduo de cuidar e preservar da sua comunidade”, ressaltou.
A inscrição para o processo seletivo é gratuita, e pode ser feita tanto de forma presencial, na sede da Sema, localizada à Rua Benjamin Constant, nº 856, Centro, em Rio Branco; ou no Centro Integrado de Meio Ambiente (Cima), na Rua Absolon Moreira, nº 55, Centro, em Cruzeiro do Sul; quanto por meio eletrônico, pelo e-mail: brigadas.sema@ac.gov.br.
The post Governo se antecipa ao combate de incêndios e lança edital para seleção de brigadistas comunitários appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 24° Máx. 31°