Estreiam nesta quinta-feira (20) no Cine Líbero Luxardo os filmes nacionais “Melhor Amigo” e “As Cores e Sabores de Lore”. Além deles, o indicado ao Oscar de Melhor Documentário “Trilha Sonora para Um Golpe de Estado” e o drama italiano “Família” também chegam à tela da sala mais charmosa de Belém.
Dirigido por Allan Deberton, o longa “Melhor Amigo” conta a história de Lucas (Vinicius Teixeira) que resolve viajar sozinho para o litoral do Ceará após brigar com seu namorado. Em meio ao sol, ao mar e paisagens paradisíacas esbarra com Felipe (Gabriel Fuentes), um colega de faculdade que agora é um guia de turismo na região. Desejos e sentimentos renascem quando os dois se conectam novamente. O longa conta também com nomes como Claudia Ohana e Gretchen, que fazem uma participação especial.Já o documentário indicado ao Oscar 2025 “Trilha Sonora para um Golpe de Estado”, do cineasta belga Johan Grimonprez, mistura música e política em um filme que fala sobre o processo de descolonização do Congo.
O diretor visa reconstituir os últimos meses antes do primeiro presidente democraticamente eleito ser assassinado em 1961, quando, em forma de protesto, os músicos Abbey Lincoln e Max Roach invadem o Conselho de Segurança da ONU. Além de ser indicado ao Oscar, o filme estreou no “Festival de Cinema de Sundance” e ganhou o prêmio “André Cavens de Melhor Filme” na Bélgica.
Baseado em uma história real abordando temas importantes como violência doméstica o drama italiano “Família”, dirigido por Francesco Costabile, acompanha Luigi Celeste (Francesco Gheghi), um jovem de 20 anos, que após uma infância marcada pela violência de seu pai, Franco (Francesco Di Leva), se vê em conflito com seu próprio legado. Morando em Roma com sua mãe, Licia (Barbara Ronchi), e seu irmão, Alessandro (Marco Cicalese), Luigi tenta lidar com os traumas do passado. O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde Luigi Celeste ganhou o “Prêmio Orizzonti de Melhor Ator” por seu papel no longa.
O documentário “As cores e amores de Lore” conta a história da pintora alemã radicada no Brasil Eleonore Koch. Sob o olhar do diretor Jorge Bodanzky, o filme aborda uma série de encontros do cineasta com a pintora que resulta em uma investigação fugaz sobre a vida da única discípula reconhecida do famoso pintor Volpi. Através de longas conversas e depoimentos emocionantes traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Confira a programação:
20/03
15H30: O MELHOR AMIGO
17H15: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO
19H55: FAMÍLIA
21/03
15H30: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO
18H10: FAMÍLIA
20H20: AS CORES E AMORES DE LORE
22/03
15H30: FAMÍLIA
17H40: O MELHOR AMIGO
19H25: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO
23/03
15H30: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO
18H10: AS CORES E AMORES DE LORE
19H40: FAMÍLIA
24/03
16H10: O MELHOR AMIGO
17H55: AS CORES E AMORES DE LORE
25/04
15H30: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO
18H10: FAMÍLIA
20H20: O MELHOR AMIGO
26/03
15H30: O MELHOR AMIGO
17H15: FAMÍLIA
19H25: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO
Serviço:
Cine Líbero Luxardo
Avenida Gentil Bittencourt, 650 | (Fundação Cultural do Pará) - Nazaré - Belém/Pará
Ingresso: Inteira: R$ 12,00 | Meia: R$ 6,00
Pagamento: Dinheiro, Pix, cartões de débito e crédito
A bilheteria abre uma hora antes das sessões | Lotação: 98 lugares
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição
Realização: Fundação Cultural do Pará | Governo do Estado do Pará.
Texto: Maurício Carvalho / Ascom
Mín. 23° Máx. 30°