A Prefeitura de Belémcomeçou nesta terça-feira (18), a Avaliação Diagnóstica Belém 2025 para alunos da rede municipal de ensino. Sãotrês dias de aplicação das provaspropostas pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec) paraavaliar o nível de aprendizagem dos estudantes.
O exame compreende umaprova com 40 questões de Língua Portuguesa e Matemática, aplicada nas salas de aula para os alunos, dentro do horário de aula dos estudantes.
NaEscola Municipal Padre Leandro, no bairro do Guamá,as alunas Mayara Valentina Borralho e Alice Gabriela Costa, ambas de 8 anos, estudantes do 3° ano, consideraram a prova fácil, apesar de admitirem um pouco de nervosismo. “Eu fiquei no início um pouquinho nervosa, mas achei fácil e bem prática”, disse Mayara. “A prova tinha umas três questões difíceis, o resto foi bem fácil. Eu amei”, comentou Alice.
Referencial
Com a Avaliação Diagnóstica Belém 2025, a intenção éidentificar as necessidades educacionais dos alunos para construir um planejamento adequados a essa realidade e melhorar o desempenho dos estudantes.
“É fundamental que a gente entenda em qualestágio o nosso estudante está, o que eles sabem e o que não sabem, para que a gente consiga apoiar nossos professores em sala de aula com informações, para que eles tenham mais assertividade no trabalho com os alunos", afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Patrick Tranjan.
Avaliação da Educação Municipal
Naúltima avaliação do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado em 2024 referente ao ano de 2023,Belém teve a 3° pior nota entre as capitais brasileiras. Além disso, 50% dos estudantes da rede municipal não conseguem se alfabetizar no tempo certo.
A partir dos resultados da avaliação a intenção éoferecer condições e informações para garantir a realização da alfabetização dos alunos no tempo certo para a idade. Para quem avançou sem uma alfabetização adequada, a Semec pretende assegurar umarecomposição desse aprendizado para ninguém ficar para trás.
Suporte psicossocial
Outra questão da avaliação diagnóstica éverificar o entendimento dos alunos sobre temas transversais, que envolvem a Psicologia e a Assistência Social. “É saber qual o entendimento dessas crianças sobrebullying, racismo, preconceito,desses temas transversais, paraunir a Assistência Social, a Psicologia e a Pedagogia no suporte para esses estudantes”, disse Sandra Janssen, assistente social das escolas municipais do DAGUA.
Aaplicação das provas para os estudantes continua nas escolas municipais nesta quarta (19) e quinta (20).
Texto: Luís Miranda
Mín. 23° Máx. 27°