O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou nesta terça-feira, 18, o balanço das ações realizadas no estado durante a Semana do Consumidor, feitas em alusão ao Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março.
A Semana do Consumidor foi desenvolvida pelo Instituto em todas as regionais do estado, com o intuito de destacar a importância da data para a conscientização tanto dos fornecedores quanto dos consumidores sobre seus direitos e deveres, promovendo a educação sobre questões como garantias, devoluções e práticas comerciais justas. Ao todo, foram efetuadas 46 ações de fiscalização em farmácias de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, para constatar se os estabelecimentos estavam exigindo o CPF dos consumidores na hora da compra, o que não é obrigatório. Durante a operação não houve autos de infração.
A semana contou com cerca de 293 atendimentos normais, de superendividamento e atendimento psicológico aos consumidores, distribuição de mais de de 1.700 materiais educativos (panfletos e exemplares do Código de Defesa do Consumidor) em todo o estado, além de palestras que abordaram temas voltados ao Direito do Consumidor e Consumo Consciente para jovens e adultos.
A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, destacou que a data serve para reforçar a importância dos direitos de quem compra e utiliza serviços.
“Para garantir que as leis estão sendo respeitadas, o Procon percorreu os comércios, verificando se os estabelecimentos estão agindo de acordo com as normas e oferecendo um atendimento justo e transparente aos consumidores. Finalizamos a Semana do Consumidor com um saldo positivo de ações prestadas aos consumidores acreanos, com o intuito de sempre garantir a defesa e a proteção dos seus direitos”, afirmou.
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