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Segurança Pública utiliza sistema nacional de dados para agilizar atendimento a vítimas da cheia

Visando ao controle dos dados e à garantia do atendimento rápido à população no período de cheia dos rios do estado, a Secretaria de Justiça e Segu...

18/03/2025 às 14h58
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Acre
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Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Visando ao controle dos dados e à garantia do atendimento rápido à população no período de cheia dos rios do estado, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), utiliza o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) para auxiliar na atualização rápida de dados como o nível dos rios, bairros atingidos, ocorrências atendidas, quantidades de efetivo em campo, número dos desabrigados e números de bens resgatados.

Corpo de Bombeiros Militar do Acre utiliza o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. Foto: Pedro Devani/Secom
Corpo de Bombeiros Militar do Acre utiliza o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. Foto: Pedro Devani/Secom

O secretário de Segurança Pública em exercício, Evandro Bezerra, informa que o nível do Rio Acre em Rio Branco é monitorado por câmeras, por meio do Centro do Comando e Controle (CICC), mas que a utilização do sistema nacional garante mais precisão.

“Essa ferramenta é disponibilizada pela Secretaria de Segurança, para que tenhamos registrados os dados das ocorrências, bem como o nível do rio, mas, além disso, para que as pessoas sejam resgatados num período mais ágil, caso necessitem”, destaca.

Secretário Evandro Bezerra destaca que nível do rio também é monitorado por câmeras do Centro do Comando e Controle. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Secretário Evandro Bezerra destaca que nível do rio também é monitorado por câmeras do Centro do Comando e Controle. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

De acordo com os dados do sistema, atualizados nesta terça-feira, 18, o Corpo de Bombeiros está com um efetivo de 31 militares, divididos em quatro equipes, que já atenderam 215 ocorrências, 215 famílias e 676 pessoas.

O capitão Roger Santos, comandante do 1º Batalhão, explica que o equipamento otimiza o trabalho e unifica as informações. “O sistema é fundamental para que as nossas equipes consigam atender a população neste momento de enchente”, complementa.

Capitão Roger Santos, comandante do 1º Batalhão, explica que equipamento otimiza trabalho e unifica informações. Foto: Pedro Devani/Secom
Capitão Roger Santos, comandante do 1º Batalhão, explica que equipamento otimiza trabalho e unifica informações. Foto: Pedro Devani/Secom

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