Sábado, 24 de Julho de 2021 00:23
9298125-7000
Meio Ambiente Tocantins

Governo do Tocantins e prefeitura de Porto Nacional alinham projeto para cultivo de peixes no município

Reunião para visualizar áreas para implantação de tanques rede no lago da UHE ocorreu nesta terça-feira, 15

15/06/2021 17h25
18
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Tocantins
Encontro entre representantes do Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Nacional teve como objetivo visualizar áreas propícias para a criação de peixes no lago da UHE - Foto: Mariah Soares/Governo do Tocantins
Encontro entre representantes do Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Nacional teve como objetivo visualizar áreas propícias para a criação de peixes no lago da UHE - Foto: Mariah Soares/Governo do Tocantins

Nesta terça-feira, 15, em Porto Nacional, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e o prefeito Ronivon Maciel, secretários do município e a Colônia de Pescadores Z 04 estiveram reunidos para alinhamento da implantação de tanques rede no lago da Usina Hidrelétrica (UHE) Luis Eduardo Magalhães.

Com o objetivo de visualizar áreas propícias para a criação de peixes no lago da UHE, os técnicos explicaram o que é necessário e a metodologia do cultivo em tanque rede. O próximo passo é a definição de local para seguir os trâmites que incluem licenciamento da área e elaboração de projeto.

Para a secretária da Semarh, Miyuki Hyashida, “a reunião representou mais um grande passo para o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura do Estado, que vem recebendo incentivos e políticas públicas da gestão Mauro Carlesse”.

Ao destacar a vocação de Porto Nacional para a atividade, o prefeito Ronivon Maciel enfatizou o trabalho do Governo do Tocantins “se constituindo um governo municipalista” E realizando parcerias exitosas com os municípios.

Representando o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, o zootecnista Thiago Tardivo destacou as políticas públicas no Estado, como a criação da Câmara Setorial da Piscicultura.

Segundo o presidente do Naturatins, Renato Jayme, o atual Governo, por meio de uma rede de apoio, atua em conjunto visando ao fortalecimento da atividade no Estado.

No mesmo raciocínio, o vice-presidente do Ruraltins, representando o presidente Fabiano Miranda, reforçou o trabalho de apoio do Estado e assinou com o prefeito Ronivon Maciel um Termo de Cooperação Técnica para prestação de serviços de assistência técnica no município.

Na oportunidade, o gerente de Aquicultura do Ruraltins, Andrey Costa, apresentou um panorama da piscicultura no Tocantins.

Participou também da reunião a pescadora Aline Alves Guilherme, representando a Colônia de Pescadores Porto Real Z 0 4.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.