Quarta, 16 de Junho de 2021 22:32
9298125-7000
Saúde Amazonas

Força-tarefa contra Covid-19: Governo e Prefeitura iniciam vacinação da população a partir de 40 anos neste sábado

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus iniciam, neste sábado (12/06), a vacinação de toda a população a partir de 40 anos na capital.

11/06/2021 18h05
18
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
vacinação população a partir de 40 anos
vacinação população a partir de 40 anos

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus iniciam, neste sábado (12/06), a vacinação de toda a população a partir de 40 anos na capital. A ação envolve servidores da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM); secretarias de Estado deSegurança Pública(SSP-AM) e de Saúde (SES-AM); além da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A população de 40 a 51 anos, residente em Manaus, é estimada em 214 mil pessoas. A vacina utilizada na força-tarefa deste final de semana será a AstraZeneca/Oxford.

Três dos 57 pontos de vacinação funcionarão em regime de plantão, por 32 horas sem intervalo, das 9h de sábado (12/06) às 17h de domingo (13/06): Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus e Arena da Amazônia (confira lista completa abaixo).

O secretário executivo de Assistência da Capital da SES-AM, Jani Kenta, ressalta, no entanto, que todos os 57 postos estarão recebendo a população a partir de 40 anos, para que todos sejam atendidos de forma organizada, evitando aglomerações. “As pessoas não precisam ir para a fila de madrugada, de hoje para amanhã. É importante procurar os postos de vacinação mais próximos das suas residências”, frisou Kenta.

Os servidores da saúde atuarão como registradores, triadores, vacinadores e apoio. Cerca de 600 pessoas foram disponibilizadas pela SES-AM e receberam treinamento para reforçar as equipes, atuando nos postos que funcionarão por 32 horas ininterruptas.

“A qualificação e integração das equipes de saúde estão acontecendo em vários momentos, dentro da Secretaria de Estado de Saúde, no preparo tanto dos registradores de cadastro e também dos vacinadores, como também toda a orientações aos apoiadores que vão triar a população durante essa intensificação de sábado e domingo”, afirmou Jani Kenta.

Segurança

 O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, ressaltou que o efetivo estará de prontidão, atuando em todos os pontos de vacinação.

“A cidade irá continuar com seu policiamento reforçado, como está agora, com a Polícia Militar, a Força Nacional, a Polícia Civil também, trabalhando todos juntos unidos pela segurança da população. E nos locais de vacinação terá um reforço especial, são 57 pontos onde deverão atuar, aproximadamente, 200 policiais, se for necessário será ampliado o efetivo”, assegurou Bonates.

A Prefeitura de Manaus também mobilizou o efetivo da Guarda Municipal, para reforçar a segurança, e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para organizar o acesso de veículos e pedestres.

Avanço 

A chefe de departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, Adriana Elias, destacou que, com a celeridade dada pelas equipes nas outras etapas da vacinação, foi possível concluir os 28 grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização e avançar, neste momento, para as pessoas a partir de 40 anos, sem comorbidades.

“Chegamos a um momento extremamente importante, crucial da campanha, em que a gente amplia para um grupo maior, e sabemos do grande esforço que os profissionais de saúde estão fazendo, em prol da gente ampliar, facilitar e agilizar essa logística para que todos os pontos durante esse final de semana tenham vacina suficiente para atender toda a vacinação”, enfatizou Adriana Elias.

“Acreditamos que será uma grande mobilização, e nossas equipes, com o apoio das equipes da SES e da FVS, estarão preparadas para receber 107 mil pessoas por dia, em um esforço conjunto para vencer esse desafio”, acrescentou a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Planejamento 

Conforme o planejamento do Estado e da Prefeitura, no sábado, será vacinada a população de 45 a 51 anos; e, no domingo, a faixa etária de 40 a 44 anos. Para receber o imunizante, as pessoas devem apresentar documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia), demonstrando que residem em Manaus.

A orientação para o público, segundo a Secretaria de Saúde da capital, é que faça o cadastro na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para agilizar o atendimento nos pontos de vacinação. Para isso, basta acessar o sistema, escolher a opção “Cadastro do Cidadão” e informar os dados solicitados.

PONTOS DE VACINAÇÃO

Postos em regime 24 horas

Das 9h de sábado às 17h de domingo, sem intervalos

Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques

Av. Constantino Nery, 5.001 – Flores

Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus

(Drive-thru e ponto fixo)

Av. Pedro Teixeira, 2.565 – Dom Pedro

Arena da Amazônia

Av. Constantino Nery, 5.001 – Flores

Pontos tradicionais

Das 9h às 17h

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119 – Cidade Nova

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

(Drive-thru e ponto fixo)

Av. Silves, 2.222- Crespo

Universidade Paulista – Unip (somente no sábado, 12/06)

(Drive-thru e ponto fixo)

Av. Mário Ypiranga Monteiro, 4.390 – Parque 10 de Novembro

Parque Municipal do Idoso (somente no domingo, 13/06)

R. Rio Mar, 1.324 – Nossa Sra. das Graças

Clube do Trabalhador do SESI

(Drive-thru e ponto fixo)

Av. Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

Estacionamento do supermercado Coema

(Drive-thru e ponto fixo)

Av. Torquato Tapajós, 5.890, no Novo Israel, zona Norte

Salas de Vacina

Das 8h às 17h

48 unidades de saúde e escolas

Endereços no link bit.ly/salavacinacovid

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.