Com o objetivo de prevenir violência, dissuadir invasores e coibir ações como bullying e agressões, o vereador Wanderley Paulo (Progressistas) apresentou uma proposta para instalar câmeras de vídeo nas salas de aula e dependências das escolas municipais e CEMEIs, incluindo unidades da sede e dos distritos através da indicação n° 550/2025.
A medida visa reforçar a proteção de alunos e professores, permitindo o monitoramento em tempo real de acessos e áreas internas. De acordo com o parlamentar, a tecnologia pode servir como ferramenta de alerta precoce contra atividades suspeitas, além de facilitar a comunicação rápida com autoridades em situações de risco.
O projeto destaca que as ameaças ao ambiente escolar têm se tornado mais frequentes, exigindo medidas preventivas. "O que antes eram circunstâncias raras em sala de aula tornou-se recorrente. A segurança é prioridade", justifica o vereador. Além de inibir violência externa, as câmeras poderiam ajudar a identificar casos de bullying e conflitos entre estudantes.
Mín. 23° Máx. 32°