Um passo histórico para a educação nas ilhasde Belém. O prefeito Igor Normando anunciou nesta quarta-feira,21, a instalação de sistemas deinternet via satéliteemmais de 10 escolas que atendem famílias ribeirinhas. A ação, realizada emparceriacom a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), vaibeneficiar mais de 6 mil estudantesdeáreas de difícil acessode Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro, Ilha de Paquetá, Ilha de Jutuba e Ilha de Cotijuba.
Diferente das conexões convencionais, a tecnologia deinternet via satéliteé capaz de ofereceralta velocidade, mesmo emlocais de difícil acesso, comocomunidades ribeirinhas,áreas ruraise ilhasdistantes dos grandes centros urbanos. A medida representa umsalto na inclusão digitalde estudantes que convivem com ainstabilidade ou ausência total de sinalde internet.
Educação com conexão para garantir oportunidades
Com a novidade, as escolas ganham acesso a umainternet rápida, estável e confiável, essencial para o desenvolvimento dasatividades pedagógicas, acesso a plataformas de ensino, videoaulas, pesquisase muito mais. "É internet chegando e vamos começar para aqueles que mais precisam. Estamos levando starlink para ajudar os estudantes no conhecimento e também na informação. Com okit completo para garantir internet de qualidade para todos os estudantes”, declarou o prefeito Igor Normando.
Escolas e anexos contemplados com a internet via satélite:
Áreas remotas:
Anexo Faveira – 491 alunos
Anexo Flexeira – 77 alunos
Anexo Jamaci – 44 alunos
Anexo Jutuba – 47 alunos
Anexo Seringal – 19 alunos
Escolas:
Escola Bosque Eidorfe Moreira – 1.338 alunos
EM Prof. Abel Martins e Silva – 800 alunos
EMEIF Remígio Fernandez – 751 alunos
EMEF Donatila Santana Lopes – 773 alunos
EMEF Maroja Neto – 543 alunos
EMEF Anna Barreau Meninea – 602 alunos
EMEF Lauro Chaves – 391 alunos
EMEIF de Educação do Campo Angelus Nascimento – 246 alunos
EMEIF de Educação do Campo Maria Clemildes – 91 alunos
EMEIF de Educação do Campo Maria Madalena Travassos – 125 alunos
Mín. 23° Máx. 32°