O crescente número de animais abandonados nas ruas da Sorriso foi discutido na noite de ontem (24) em audiência pública na Câmara de Sorriso.
O encontro reuniu vereadores, representantes de associações de proteção animal, representantes da área de saúde pública, gestor e equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o vice-prefeito Acacio Ambrosini, membros da sociedade civil e moradores preocupados com a situação.
A iniciativa partiu dos vereadores Prof.ª Silvana e Darci Gonçalves, após denúncias e registros de maus-tratos e abandono aumentarem significativamente na cidade.
A vereadora Silvana, que conduziu a audiência, destacou a gravidade do problema e a necessidade de uma ação conjunta. “Estamos lidando com uma questão de saúde pública, segurança e de humanidade. Precisamos encontrar soluções efetivas que envolvam o poder público, a população e as entidades de proteção animal”, afirmou.
Na oportunidade, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Clovis Picolo Filho, falou do funcionamento do Abrigo Municipal, que está com lotação máxima de cães e gatos, e das ações que serão desenvolvidas pela pasta como campanhas de incentivo a adoção responsável.
Entre os principais pontos debatidos estiveram a criação de políticas públicas de controle populacional, como aumento no número castração, criação de incentivo aos protetores de animais, além da punição para casos de abandono e maus-tratos, conforme previsto em lei.
Representantes das entidades e protetores independentes relataram as dificuldades enfrentadas no acolhimento de animais e cobraram maior apoio do poder público. “Atuamos com recursos próprios e doações, mas é impossível dar conta sozinhos. Precisamos de parcerias, investimentos e principalmente conscientização da população sobre a posse responsável”, ressaltou Naiara Mascarin, presidente da Associação Pata Amiga.
Na audiência, representantes das secretarias de Saúde, Educação e Agricultura se comprometeram em estudar a viabilidade de ações conjuntas como a inclusão de atividades educativas nas escolas da rede pública.
Participaram ainda do evento os vereadores Rodrigo Matterazzi, Jane Delalibera, Gringo do Barreiro e Toco Baggio, o coordenador do Núcleo Interno de Fiscalização, Gabriel Alves Rodrigues Neto, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de MT, dr. Aruaque Ferraz, e a superintendente de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde Solange Ribeiro
Ao final do encontro, foi proposta a criação de um grupo de trabalho intersetorial para discutir as sugestões apresentadas e possíveis alterações na legislação municipal. “Já na próxima semana iremos nos reunir com o prefeito Alei e, posteriormente com os secretários, para discutirmos essa problemática e elaborarmos um plano de proteção e bem-estar animal”, finalizou a vereadora Prof.ª Silvana.
Texto: Ângela Gimenez
Mín. 23° Máx. 29°