O vereador Wanderley Paulo (Progressistas) está indicando ao Poder Executivo a implantação de microchipagem em cães e gatos, em Sorriso.
A microchipagem é um método eficaz de identificação animal que permite localizar os tutores em caso de perda ou abandono, além de auxiliar no controle de zoonoses e na aplicação de políticas públicas de bem-estar animal.
Segundo a propositura, a implantação desse sistema possibilitará a criação de um banco de dados municipal, facilitando a identificação e o controle da população animal, bem como a implementação de ações de combate ao abandono e de promoção da posse responsável. “Iniciativas semelhantes em outros municípios do país demonstraram a eficácia da microchipagem na redução do número de animais abandonados e perdidos, bem como no controle de zoonoses e na promoção da posse responsável”, justifica Wanderley.
Subscrita pelos demais vereadores, a proposta foi enviada às secretarias de Infraestrutura, Transportes e Saneamento e de Agricultura e Meio Ambiente.
Texto: Ângela Gimenez
Fotos: Ilustrativa/Keli Santin
Mín. 21° Máx. 32°