>
A atual gestão vem atuando em defesa da memória dos destemidos pioneiros
Entre as primeiras ações deste ano, a Prefeitura anunciou a entrada gratuita ao museu do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para moradores de Porto Velho. Antes, era preciso pagar a taxa de R$ 30 para acessar o local. A gratuidade contempla munícipes, mediante comprovação de residência, além de estudantes das escolas municipais e estaduais que moram na capital.
LITORINA
Quem cuida e tem amor pelo patrimônio histórico são os “defensores” da Madeira-Mamoré: Antônio Moisés, Antônio Braga, Paulo da Costa e Lord Jesus Brown.
De acordo com o condutor da litorina, Antônio Moisés, com a atual gestão a história do município foi resgatada. “Foi uma grande alegria ver a reativação da litorina. Nossa população merece conhecer essa parte da nossa história que era esquecida. Quem visita o complexo tem a oportunidade de mergulhar na história através do passeio da litorina”, disse o ferroviário.
CANDELÁRIA
De acordo com o prefeito Léo Moraes, a história da cidade merece ser tratada com todo reconhecimento, principalmente para as futuras gerações.
“Essas ações mostram que respeitamos a nossa origem, e acima de tudo respeito com quem ajudou a construir nossa memória. Isso é só o começo, vamos ter muitas outras surpresas até o aniversário da cidade em outubro. Porto Velho, na nossa gestão, vai ser referência no resgate e preservação da memória”, disse o prefeito.
ARTE NA BEIRA
O concurso de biojoias teve votação aberta ao público, e encerrou com a artesã Hadassa Oliveira vencedora, o prêmio contemplou a exposição de sua peça na maior feira de turismo da América Latina, a ABAV.
OUTRAS AÇÕES
Nesses 100 dias, a Semdestur também realizou diversas outras ações que beneficiaram a população, entre elas, o PVH em Ação, que atendeu mais de 10 mil pessoas na pra CEU, com serviços na recreação, saúde, espaço da mulher, atendimentos jurídicos, exposição e muitos outros serviços socioassistenciais.
Além disso, teve o retorno das aulas de ballet da Praça CEU, com mais de 160 alunos que são beneficiados e o projeto Arte da Beira, que celebrou o artesanato e a cultura em Porto Velho. Destaque também para o Sine Municipal que nesse período, foram cerca de 200 vagas de empregos oferecidas, 605 trabalhadores encaminhados, na emissão de carteira de identidade foram mais de 1.400 e 500 entradas no seguro-desemprego.
Segundo o secretário da pasta, Paulo Moraes Jr., a Semdestur segue com o planejamento intenso para outras ações até o fim do ano. “Em pouco tempo de trabalho, por determinação prefeito Léo Moraes, a gente conseguir realizar muitas ações sempre em benefício a nossa população. Muita coisa ainda está por vir. O que podemos adiantar é que o aniversário de criação de Porto Velho, no dia 2 de outubro, será uma festa linda do jeito que o porto-velhense merece”, finaliza.
Texto:André Oliveira
Foto:André Oliveira
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Mín. 25° Máx. 33°