Durante audiência pública da Câmara de Sorriso realizada sexta-feira (11), no Plenário Aureliano Pereira da Silva, para discutir com a sociedade a implantação de escolas cívico-militares em Sorriso, o prefeito Alei Fernandes anunciou que o Município irá adotar esse novo modelo de ensino. “O desejo seria implantar em todas as escolas. Não sei se vamos começar com cinco ou com quatro, mas nós vamos começar. A partir do ano que vem, podemos incluir no Orçamento de Sorriso e, com o apoio de todos, vamos transformar a nossa educação mais cívica do Brasil’, destacou.
Na audiência, proposta pelos vereadores Brendo Braga, Rodrigo Matterazzi e Emerson Farias, representantes da Abemil - Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar explanaram como funcionam as escolas cívico-militares.
Segundo eles, nesse modelo, a gestão escolar é compartilhada entre a equipe didático-pedagógica da instituição escolar e a ABEMIL, de modo que as gestões didático-pedagógica e administrativa ficam sob a responsabilidade de profissionais de educação da escola, ao passo que a gestão educacional fica a cargo dos militares contratados pela ABEMIL que atuam na escola. “Os militares não são, em hipótese alguma, profissionais da educação, sendo que sua atuação ocorre para agregar à escola, proporcionando a todos da comunidade escolar um ambiente saudável, tranquilo e seguro”, asseguraram.
Estiveram presentes ainda no debate conduzido pelo vereador Brendo Braga, titulares das secretarias de Educação, da Mulher e da Família e da Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, representantes das forças de segurança, o deputado estadual Xuxu Dal Molin, entidades e a comunidade em geral.
Na opinião de Brendo, a audiência cumpriu sua finalidade. “Nosso intuito era apresentar esse modelo de educação e saber se a sociedade gostaria quem ele fosse implantado. Todos se manifestaram de forma favorável e agora vamos aguardar os próximos passos que dependem do Executivo”, comemorou.
HISTÓRICO – A ideia de implantação de escola cívico-militares em Sorriso surgiu após uma visita dos vereadores à sede da Abemil, em Brasília. Os parlamentares ficaram encantados com esse modelo de educação que está em funcionamento em várias cidades brasileiras por meio de parceria entre a Abemil e as prefeituras.
Acompanhe a audiência na íntegra no link: https://www.facebook.com/share/v/1A2YCKKMeZ/
Texto: Angela Gimenez
Mín. 23° Máx. 30°